Notícias

ISPA debate teletrabalho

03.10.2003


  PARTILHAR




José Alex Gandum

"TELEFORMAR, tele-aprender, teletrabalhar". Foram estes os temas de um Seminário realizado no ISPA-Instituto Superior de Psicologia Aplicada, no passado dia 30, numa parceria entre o Departamento de Formação Permanente do ISPA, a DeltaConsultores e a PERFIL-Psicologia e Trabalho, tendo por base o desenvolvimento do projecto de Concepção de Recursos Didácticos para Formação em Teletrabalho.

Este projecto é financiado pelo POEFDS-Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social.

O Seminário teve dois objectivos principais: a apresentação do projecto de Concepção de Recursos Didácticos para Formação em Teletrabalho e a situação actual do seu desenvolvimento; e o suscitar da discussão sobre a temática cada vez mais actual do Teletrabalho.

A importância da formação à distância

A modalidade de formação preconizada para o referido projecto envolve ainda outra temática - que se encontra também na ordem do dia - que é a formação a distância.

Foram debatidas sobretudo temáticas ligadas ao estádio de desenvolvimento do projecto, realçando no ponto da situação as questões pedagógicas e as tecnológicas.

Graça Pinto, directora de Formação da PERFIL, e responsável pelo desenvolvimento do projecto, fez o enquadramento do trabalho referenciando as actividades já desenvolvidas.

José Lencastre, da DeltaConsultores, apresentou a metodologia seguida no desenvolvimento destes recursos para o e-Learning, e Albert Moser, vice-presidente da ReadyGo, fez a apresentação do ReadyGo Web Course Builder, uma ferramenta profissional para a concepção de cursos em e-Learning, já disponível em português.

Miguel Reynolds Brandão, presidente da APDT - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Teletrabalho, discursou sobre a situação dos teletrabalhadores em Portugal e Rui Fiolhais, do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, abordou as questões relacionadas com a legislação para o teletrabalhador.

A apresentação da solução tecnológica utilizada neste projecto esteve a cargo de João Carvalhinho, da DeltaConsultores.

Face à adesão dos presentes ao projecto e às temáticas do seminário, os parceiros comprometeram-se a dar sequência à iniciativa, organizando eventos de divulgação dos recursos didácticos concebidos e mantendo as temáticas do teletrabalho e da formação a distância.

As comunicações estão disponíveis em www.elearning-pt.com





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS