Notícias

Empresas reforçam estruturas financeiras

Empresas reforçam estruturas financeiras

O mês de agosto revelou uma nova área de aposta em matéria de recrutamento. As empresas estão a contratar financeiros e comerciais.

06.09.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A sazonalidade típica do mês de agosto não limitou a tímida dinâmica que tem vindo a conquistar o mercado de trabalho nacional nos últimos meses. Apesar da habitual redução no número de oportunidades divulgadas nesta altura do ano, agosto fechou com um saldo positivo no número de anúncios publicados no universo Expresso Emprego (versão impressa e sítio da internet), mantendo-se muito próximo da média de ofertas registada nos meses anteriores. A principal quebra verificou-se na resposta aos anúncios. Se em julho, para 659 ofertas o Expresso registou 25.731 candidaturas, este mês as 501 oportunidades divulgadas geraram 18.125 candidaturas através do site expressoemprego.pt.

Com a área das engenharias a manter a liderança entre os maiores recrutadores - muito impulsionada pela área das tecnologias de informação que continua a gerar o maior número de ofertas de emprego divulgadas - houve, contudo, algumas mudanças no habitual cenário das oportunidades profissionais. A análise mensal do Expresso Emprego relativa ao mês de agosto deixou clara a crescente procura de perfis especializados na área financeira e comercial. Entre as prioridades de recrutamento das empresas anunciantes parecem estar os contabilistas, os analistas e os controllers financeiros, mas também operacionais das vendas. Comerciais, vendedores e chefes de vendas e diretores comerciais, registaram no último mês um claro aumento no número de oportunidades disponíveis no mercado para a sua área de especialização.
Um movimento de evolução positiva teve também a área da gestão de recursos humanos que, sozinha, registou 26 ofertas para especialistas na gestão de talentos e de recursos humanos.

Mantendo semelhante dinâmica aos meses anteriores estão os perfis de formação ligados às Tecnologias de Informação, à Engenharia (sobretudo nas especialidades de informática, mecânica, eletrotécnica e civil) e Gestão. A área do Marketing e Publicidade manifestou também uma ligeira subida no número de ofertas face às divulgadas em meses anteriores. A análise sectorial das estatísticas mensais do Expresso Emprego permite ainda concluir que o sector de atividade que no último mês mais oportunidades de trabalho gerou foi o das Tecnologias de Informação. Em segundo lugar deste ranking está o sector da Engenharia, logo seguido da Banca, Seguros e Área Financeira. Construção e Indústria geraram igualmente um volume considerável de oportunidades, sobretudo impusionadas por contratações para o estrangeiro ou para empresas com forte componente de exportação. No quinto lugar desta tabela surge a área da Logística, Transporte e Distribuição, onde são conhecidos alguns exemplos recentes de reforço das estruturas humanas por parte de algumas empresas do sector.

No lado oposto deste ranking estão os sectores onde as oportunidades são menos frequentes e entre os quais se destaca o imobiliário, que mesmo com as contratações internacionais ainda permanece como a principal vítima da conjuntura atual.

Quem recruta mais*

O ranking final dos principais recrutadores do Expresso Emprego no mês de agosto resulta numa mistura de perfis, sectores e destinos. Entre os três primeiros lugares da tabela há duas empresas de consultoria - a Projectos Globais e a Mindbury Consulting. A primeira tem representação geográfica em Portugal e Angola e estará a recrutar para ambas as geografias. Nos restantes lugares da tabela há oportunidades para sectores tão diversos como os call centers, as tecnologias de informação, a saúde ou a consultoria, em Portugal ou além-fronteiras. De Angola surge também a Bureau Veritas à procura de novos perfis para a sua equipa.

1º Projetos Globais
2º Mindbury Consulting
3º Teleperformance
4º Bureau Veritas Angola
5º Hifly
6º OptimHome
7º Grupo FCM
8º ThyssenKrup
9º Critical Software
10º Grupo Trofa Saúde

*Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
Uma nova geração de talento

Uma nova geração de talento


A consultora PwC estudou a designada Geração do Novo Milénio e explica o que é realmente importante para estes profissionais, em tudo diferentes das gerações ...


"As pessoas adaptáveis, dificilmente continuarão desempregadas"


O PageGroup soma este ano 13 anos de atividade em Portugal. O que mudou no mercado de recrutamento nestes anos? Iniciamos a atividade em Portugal em setembro de 2000, com uma equipa muito pequena de q...

Reditus procura novos consultores

Reditus procura novos consultores


A consultora Reditus Consulting está a recrutar perfis na área das tecnologias. A página da empresa na internet têm em aberto 63 oportunidades de emprego para perfis que v&a...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Advogado

Anónimo

asesor económico/comercial

Embajada en Lisboa