Notícias

Empresas nacionais renovam talento

Empresas nacionais renovam talento

A análise mensal das ofertas de emprego divulgadas no Expresso no mês de julho demonstra sinais de um crescente dinamismo nas novas contratações, comparativamente ao mês anterior, ao mesmo tempo que mostra que as grandes empresas nacionais estão à procura de talento novo.

02.08.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Fruto da atual conjuntura económica e do cenário nacional em matéria de emprego, a típica sazonalidade dos meses de verão está a esbater os habituais picos de contratação que levavam as empresas a deixar para setembro as novas ações de deteção de talento. A análise das oportunidades divulgadas no Expresso Emprego – versão impressa e sítio online – no último mês, aponta para um claro aumento no número de ofertas divulgadas face a junho. Uma dinâmica que surge acompanhada também pelo aumento das vagas em empresas nacionais.

O Grupo Portucel Soporcel espelha a aposta nacional nas novas contratações. A organização que detém este mês a liderança do ranking dos maiores recrutadores Expresso Emprego, está à procura de novos talentos para a sua equipa. A maioria das ofertas são para estágios profissionais remunerados com duração de 12 meses e possibilidade de integração na empresa. Há 50 vagas disponíveis e a empresa procura sobretudo recém-licenciados e mestres, mas também perfis oriundos da formação técnico profissional. Os candidatos selecionados no processo integrarão a equipa da Portucel Soporcel num dos três complexos industriais da empresa em Cácia, Figueira da Foz e Setúbal. Os diferentes ramos da engenharia são o perfil mais procurado pela empresa, mas na atual missão de recrutamento há também vagas para a área do Marketing, Psicologia Social e das Organizações, Recursos Humanos e, para perfis técnicos, nas áreas da Eletrónica, Automação, Controlo e Eletromecânica/Mecatrónica.

Um painel de requisitos que vai de encontro aquilo que são as tendências espelhadas na estatística mensal da oferta de emprego do Expresso. As tecnologias de informação continuaram a liderar o volume de ofertas divulgado no mês passado, logo seguidas pelos diversos ramos das engenharias. Nesta área, a Engenharia Informática continua a registar o maior número de oportunidades, seguida pela Engenharia Mecânica e pela Engenharia Eletrotécnica. Perfis que estão, por exemplo, na mira do Grupo Bosch Portugal que também integra a este mês o ranking dos maiores recrutadores, depois de ter anunciado recentemente a abertura de 135 vagas de estágios remunerados para jovens recém-licenciados e desempregados, no âmbito do programa Movimento Emprego. Os candidatos recrutados deverão integrar a equipas da empresa em Braga, Aveiro, Ovar e Lisboa, em áreas técnicas como a mecânica ou eletrotécnica, gestão industrial e informática, programação Web, logística e compra, desenvolvimento de produto, contabilidade, finanças, engenharia do ambiente e outros.

A análise mensal das ofertas revela também sinais de crescente dinâmica nas áreas da Gestão, Consultoria, Marketing e Vendas, Programação e Saúde, onde se mantém a tendência de recrutamento sobretudo para cenários internacionais, maioritariamente na área da enfermagem. Em termos sectoriais, a Indústria, as Tecnologias e a Engenharia foram em julho os sectores mais dinâmicos no recrutamento.

Quem recruta mais*

Os grandes grupos empresariais estão a retomar o seu investimento em novas contratações e na deteção de talento. Contrariando a habitual contenção sazonal, típica dos meses de verão, em julho, o ranking das ofertas de emprego publicadas no Expresso integra empresas de excelência a recrutarem maioritariamente para as suas operações em solo luso, depois de vários meses onde as oportunidades nacionais e internacionais disputavam posições neste índice de ofertas. É o Grupo Portucel Soporcel quem domina a tabela, logo seguido pela empresa Lusiaves e pela Fluor.

1º Grupo Portucel Soporcel
2º Grupo Lusiaves
3º Fluor
4º Critical Software
5º Grupo FCM
6º Visabeira Global
7º Embraer
8º Tabaqueira Philip Morris International
9º Sotheby’s International Realty
10º Bosch Car Multimédia

* Os dados deste ranking não incluem ofertas de trabalho anónimas ou veiculadas através das empresas especializadas em recrutamento e seleção.



OUTRAS NOTÍCIAS
ISCAP forma em finanças

ISCAP forma em finanças


O Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) vai lançar no próximo ano letivo o curso de especialização em Gestão Financeira ...

Frutas e legumes entregues à porta de casa

Frutas e legumes entregues à porta de casa


Existe uma quinta no Minho que pertence à família e grande parte das pessoas com que convivem, queixavam-se da qualidade de alguns produtos alimentares consumidos na capital. Com base ne...

Hospitais ingleses recrutam enfermeiros em Lisboa

Hospitais ingleses recrutam enfermeiros em Lisboa


Existem oportunidades para perfis diversificados incluindo recém-licenciados e profissionais com experiência.Três departamentos de recrutamento de hospitais do serviço nacion...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal