Notícias

Despertar a vocação turistica

01.06.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Com uma localização que a coloca a uma hora de distância do Porto e duas horas de Lisboa e Espanha, Aveiro é por muitos considerada como uma cidade estratégica sob o ponto de vista dos negócios. Ainda assim, numa análise distrital à luz dos dados fornecidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Fevereiro de 2007, Aveiro era o quinto distrito do país com maior taxa de desemprego registado, com 8,66% da população activa sem qualquer ocupação profissional.

Murtosa, Sever do Vouga, Anadia, Albergaria-a-Velha e Estarreja foram os concelhos onde o desemprego homólogo subiu, atingindo sobretudo as mulheres, que representam 63,2% do total de desempregados. À data da análise do IEFP, Aveiro registava 30.815 desempregados. À semelhança do que vem acontecendo noutros distritos do país, Aveiro assistiu ao encerramento de algumas empresas, mas nem por isso perdeu o rumo.

Esta cidade, que tem na sua Universidade um importante pólo de interesse e investimento, figurando até no 31º lugar do «ranking» ibero-americano de instituições de investigação, é dominada economicamente pelo sector terciário e encontra no turismo (através da exploração da sua ria) um factor de desenvolvimento económico que deverá merecer a atenção das autoridades locais e de investidores privados, a curto prazo.

A meta é colocar Aveiro nas rotas internacionais do turismo, atrair e fixar novas empresas, divulgando as potencialidades geradas pela localização geográfica estratégica da cidade e assumir-se como cidade que fomenta a inovação.

Radiografia da cidade

Localização: Na região centro do país. A duas horas de Lisboa e Espanha e a uma hora do Porto.
Principais acessos: A1 e A25
Taxa de desemprego: 7,3% do Continente
Sociedades sediadas: 3465 (INE/2004)
Sociedadades do sector primário:1% (INE/ 2004)
Sociedades do sector secundário: 21,2% (INE/2004)
Sociedades do sector terciário: 77,8% (INE/2004)
Sectores de investimento: turismo, comércio, serviços





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS