O Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva, resultante de uma parceria entre o hospitalCuf Porto e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), entrou esta semana em funcionamento com o objetivo de viabilizar o treino médico na área da cirurgia endoscópica minimamente invasiva. O centro permitirá a formação regular de profissionais de saúde do sector privado e do público, ao mesmo tempo que procura incentivar a prática deste tipo de cirurgias.
Colmatar as necessidades de formação de profissionais e de unidades hospitalares de todo o país é o grande propósito do novo Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva. A nova unidade criada com a chancela da FMUC e do hospitalCuf Porto visa sensibilizar os especialistas para as vantagens da cirurgia minimamente invasiva, que passam pela redução do tempo de internamento e de recuperação para os doentes, mas também pela diminuição da morbilidade e pelos benefícios estéticos.
João Silva Carvalho, coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do hospitalCuf Porto, realça que “existem hospitais em Portugal bem apetrechados com os equipamentos necessários para a cirurgia endoscópica minimamente invasiva, mas que não são suficientemente utilizados por falta de treino dos médicos”. Para o especialista, “os hospitais acabam por recorrer a esta técnica apenas para procedimentos simples e em percetagens muito reduzidas”.
Uma realidade que a nova unidade se propõe alterar. “O hospitalCuf Porto está apetrechado com equipamentos ao mais alto nível e tem a responsabilidade de treinar as equipas clínicas”, enfatiza o coordenador da Unidade de Ginecologia e Obstetrícia do hospital reforçando o importante papel da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, enquanto parceiro académico deste projeto. Segundo João Silva Carvalho, a missão prioritária do recém-inaugurado centro é “proporcionar aos médicos condições de aquisição de competências específicas nesta área a cirurgiões, sejam eles do setor privado ou público, de forma a incentivar outros hospitais a recorrem com maior frequência às técnicas cirúrgicas endoscópicas.”
A inauguração do Centro de Treino em Cirurgia Minimamente Invasiva acompanhou a realização do seminário “Laparoscopic and Hysteroscopic Surgery – Are you good enough?”, que está a decorrer até amanhã, sob a organização da Unidade de Ginecologia-Obstetrícia do hospitalCuf Porto, pelo departamento de Ginecologia-Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pela Academia Europeia de Cirurgia Ginecológica.