Notícias

Construção sustentável na Universidade Católica

26.09.2003


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A FACULDADE de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa vai avançar este ano lectivo com uma pós-graduação em "planeamento e projecto da construção sustentável".

Esta formação dirige-se a licenciados em áreas como a engenharia, urbanismo, arquitectura e ambiente e vai durar três trimestres.

Integrado nas áreas de engenharia civil, ambiente e urbanismo desta faculdade, o curso apresenta diferentes componentes de formação que vão desde os conceitos, princípios e orientações globais, até à fase de concretização de projectos, passando pelas componentes práticas de planeamento, de desenho urbano e das tecnologias para uma construção mais sustentável.

Para João Teixeira, coordenador desta pós-graduação, "o desenvolvimento sustentável é uma área arredada da realidade portuguesa e das universidades, inclusive. Com este curso queremos também acompanhar o que se desenvolve lá fora neste domínio".

Para lá disso, esta universidade tem desenvolvido trabalhos nesta área, no âmbito de uma cadeira leccionada no mestrado de "Qualificação das cidades" e quer com esta pós-graduação continuar a abordar este tema.

Este novo curso dirige-se a técnicos envolvidos em projectos de urbanismo, engenharia, arquitectura e ambiente, que trabalhem em planeamento, desenho urbano ou em projecto, seja em empresas privadas ou autarquias.

As candidaturas decorrem até ao dia seis de Outubro e as aulas terão início quatro dias depois. "Até agora já muitas pessoas se mostraram interessadas em frequentar esta pós-graduação", explica João Teixeira. Contudo e por exigências pedagógicas, o "numerus clausus" é de 24 alunos.

Planeamento urbano e desenvolvimento sustentável, arquitectura bioclimática, energia, protecção dos sistemas naturais e transportes são algumas das matérias que vão ser abordadas nesta pós-graduação.

Os organizadores do curso querem que este tenha uma componente prática e nesse sentido vão ser realizados também alguns trabalhos no decorrer do ano lectivo.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS