Notícias

Candidatos falham áreas de emprego

Candidatos falham áreas de emprego

Autómovel, comércio, franchising e vendas, construção e indústria e compras logística, transporte e distribuição são os sectores que registaram, no ultimo mês maior número de candidaturas, via Expresso Emprego. Os números espelham uma desadequação das candidaturas às reais oportunidades do mercado, já que o maior volume de ofertas de emprego provêm de outros sectores.

08.08.2014 | Por Texto de Cátia Mateus


  PARTILHAR



Seguindo a tendência dos últimos meses, Engenharia, Gestão e Tecnologias de Informação continuam a ser as áreas com maior dinâmica de recrutamento em Portugal, a avaliar pelo número de ofertas publicadas por empresas destes setores no Expresso Emprego. No ultimo mês de julho, entre as 1821 ofertas de emprego divugadas nas versões impressa e online do Expresso, 537 eram oportunidades geradas por estes sectores. Contudo, a forte dinâmica evidênciada por estas áreas não parece encontrar uma correspondência direta nas candidaturas, já que são sectores como o automóvel, o comércio e vendas ou a construção que lideram o ranking das candidaturas do ultimo mês.


No ultimo mês, para 1821 ofertas de emprego divulgadas, o Expresso Emprego registou 34955 candidaturas. Destas, apenas 4052 dão resposta às necessidades de recrutamento dos três sectores que maior número de oportunidades divulgaram no ultimo mês, e que se têm vindo a destacar como áreas de oportunidade. Juntos, as Tecnologias de Informação, Engenharia e Gestão não conseguiram ir muito além das candidaturas registadas para o sector automóvel (3188), que apesar da conjuntura, lidera a lista das áreas onde os candidatos mais procuram emprego, apesar do sector figurar entre os que menos dinâmica de contratação regista. Em julho, por exemplo, o sector automóvel divulgou apenas 31 oportunidades de emprego no Expresso.
A disparidade entre ofertas divulgadas e candidaturas registadas alastra-se igualmente a outros sectores. Media e Comunicação, para o qual foram apuradas apenas cinco ofertas no ultimo mês, totalizou 1606 candidaturas no mesmo período e a área do Turismo, Hotelaria e Restauração, com oito oportunidades divulgadas, somou 736 candidaturas.


O cenário não só vem confirmar as queixas de um número crescente de empresas da área das Tecnologias de Informação no que diz respeito à dificuldade de recrutar para o sector profissionais com a especificidade de competências e especializações que este exige, como confirma a necessidade de uma reflexão profunda sobre a estratégia de abordagem dos candidatos ao mercado de trabalho e a necessidade de uma aposta, estruturada e eficaz, de requalificação dos profissionais de áreas com menor potencial de empregabilidade, habilitando-os a desempenhar funções em sectores com necessidade de recursos humanos.

Destaque-se que, segundo a análise das ofertas divulgadas no Expresso  Emprego, sectores como a Engenharia, Tecnologias de Informação, Gestão, mas também Banca, Seguros e área Financeira, Retalho, Comércio ou Vendas continuam a registar bons sinais de dinâmica nas contratações.

 

Quem recruta mais*

A farmacêutica Omega Pharma liderou este mês as ofertas de emprego divulgadas no Expresso. A empresa foca-se na investigação, desenvlvimento, fabrico e comercialização de produtos de saúde e bem-estar (medicamentos, dispositivos medicos, cosméticos e suplementos alimentares) e está a reforçar a sua equipa nacional.


1. Omega Pharma

2.  Santa Casa da Misericórdia

3. Nokia Networks

4. Grupo Portucel Soporcel

5. Grupo S3

6.iBet

7.Banco de Portugal

8. ERA
9. Sotheby’s

10. Fraunhofer Portugal Research Center



OUTRAS NOTÍCIAS
Competências para gestores do futuro

Competências para gestores do futuro


A crescente internacionalização das empresas e globalização dos negócios trouxe desafios acrescidos a quem gere recursos humanos. Tal como na gestão interna d...

Maternidade inspira negócio de afetos

Maternidade inspira negócio de afetos


O Menino Adormecido Photografy, um projeto de uma mãe de três, habituada a registar em imagens cada passo e cada nova conquista dos filhos, ganhou impulso com o nascimento da Matilde Naza...

Portugal estuda petróleo

Portugal estuda petróleo


A pesquisa, exploração e produção de recursos energéticos no plano internacional e as estratégias de negociação contratual e aspetos econó...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquiteto

Anónimo

Colaborador

Anónimo

Comercial / Diretor(a) Comercial

ERA BELÉM RESTELO & ERA ALCÂNTARA/AJUDA