Notícias

Competências para gestores do futuro

Competências para gestores do futuro

Transparência, capacidade de combinar estratégias globais e locais  e de atuar em equipas multidisciplinares são características são alguns dos novos desafios que se colocam aos profissionais de recursos humanos do futuro.

08.08.2014 | Por Texto de Cátia Mateus


  PARTILHAR



A crescente internacionalização das empresas e globalização dos negócios trouxe desafios acrescidos a quem gere recursos humanos. Tal como na gestão interna de qualquer negócio, na hora de abordar novos mercados e ponderar a internacionalização as empresas devem encarar os recursos humanos como um dos seus pilares base, capaz de conduzir ao sucesso ou condenar ao fracasso qualquer empresa. Consciente de que a crescente orientação global das organizações impôs novos desafios à gestão de recursos humanos (RH), a consultora Meta4, especializada no desenvolvimento de soluções de gestão do capital humano, conduziu um estudo que identifica cinco competências que os gestores do futuro devem treinar e desenvolver.
Para os especialistas da Meta4, o aumento da presença internacional das empresas, aportou novos desafios à gestão de recursos humanos, tornando “indispensável que as empresas multinacionais contem com profissionais de recursos humanos capazes de dar resposta a estes desafios”. Segundo um estudo da empresa, recentemente divulgado, há cinco competências que têm vindo a tornar-se fundamentais e que os especialistas na gestão de pessoas devem saber desenvolver e consolidar: Integração; Gestão da Diversidade, Flexibilidade; Persuasão e capacidade de influência e fiabilidade e integridade.


No campo da Integração, o estudo revela que “a homogeneização dos diferentes processos e políticas de recursos humanos de uma empresa, selecionando as melhores práticas existentes em cada país é um dos principais desafios dos profissionais de recursos humanos”. Segundo a Meta4, assumir que as práticas são definidas pela casa mãe é um erro, tanto mais que “nem sempre as melhores práticas advêm das casa-mãe, podendo surgir graças à colaboração entre os departamentos central e local”.


A capacidade de gerir a diversidade é outras das competências-chave dos gestores de RH do futuro. “A aptidão para trabalhar com diversas equipas é uma das skills basilares, já que o diretor corporativo de recursos humanos terá de  que trabalhar com equipas de diferentes áreas geográficas e culturalmente diversificadas”, explica a empresa enfatizando a este propósito a relevância de uma terceira competência: a flexibilidade, cada vez mais necessária tendo em conta as diferentes formas que cada equipa tem de interpretar diferentes situações.


O relatório da Meta4 elenca ainda como determinante o desenvolvimento de competências de persuasão e capacidade de influência e fiabilidade e integridade. As primeiras porque, como destaca, é fundamental que o gestor consiga que colaboradores contribuam para atingir um objetivo concreto, devendo para isso estar apto a comunicar em todo o tipo de grupos e culturas. A segunda porque “transmitir com transparência os valores da empresa é uma das principais funções do diretor de recursos humanos”, enfatiza adiantando que estes profissionais devem sempre ser vistos como exemplos de integridade.



OUTRAS NOTÍCIAS
Maternidade inspira negócio de afetos

Maternidade inspira negócio de afetos


O Menino Adormecido Photografy, um projeto de uma mãe de três, habituada a registar em imagens cada passo e cada nova conquista dos filhos, ganhou impulso com o nascimento da Matilde Naza...

Portugal estuda petróleo

Portugal estuda petróleo


A pesquisa, exploração e produção de recursos energéticos no plano internacional e as estratégias de negociação contratual e aspetos econó...

Quanto custa a crise do emprego?

Quanto custa a crise do emprego?


A crise mundial de força de trabalho pode colocar em risco 7,3 biliões de euros (cerca de 10 triliões de dólares) na economia global. A conclusão é avan&ccedi...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS