Notícias

A arte de bem comunicar

Destina-se a jornalistas, assessores de imprensa e relações públicas, mas não só. A pós-graduação ‘Estratégias de Comunicação e Assessoria Mediática’, que arranca no próximo mês no ISLA em Lisboa, ensina os profissionais de qualquer área de actividade a técnica da comunicação eficaz.
24.10.2008


  PARTILHAR



Marisa Antunes
Saber comunicar é sinónimo de sucesso e rentabilidade. No concorrencial mercado de trabalho em que actuamos, conseguir fazer chegar a mensagem aos destinatários faz a diferença entre ter lucro ou prejuízo. Quer se esteja a vender notícias, produtos, imagens empresariais, institucionais ou até pessoas.

É neste pressuposto que assenta o êxito da pós-graduação em ‘Estratégias de Comunicação e Assessoria Mediática’ que arranca no ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração), em Lisboa, no início de Novembro e que vai já na sua 6ª edição.

“As pessoas já perceberam que a comunicação é transversal, é uma ferramenta de trabalho e uma mais-valia no mercado competitivo em que vivemos. Por isso, no nosso curso temos não só profissionais do jornalismo e ciências da comunicação mas também gestores ou advogados, para citar apenas alguns exemplos”, explica José Bartolomé Duarte que, em conjunto com António Sousa Duarte, garante a coordenação-executiva desta pós-graduação. Estes dois responsáveis são sócios da ADBD Communicare, Consultores Associados, parceira do ISLA neste curso, e ainda docentes para as disciplinas de Comunicação de marketing e Comunicação empresarial.

Francisco Moita Flores é o director do curso, que tem ainda entre o seu corpo docente nomes conhecidos como o de Nicolau Santos, director-adjunto do semanário Expresso, Luís Miguel Viana, director de Informação da agência Lusa, Jorge Nuno Oliveira, redactor-principal e pivô da TVI, ou Luís Filipe Carvalho, ex-vice-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados, entre outros.

Das edições anteriores, a experiência junto dos alunos tem-se revelado francamente positiva, garante António Sousa Duarte. “Este curso tem uma dupla valência: ajuda as pessoas que estão a entrar agora no mercado, onde muitas vezes a licenciatura já não basta e que desta forma ficam munidas de mais um instrumento de trabalho, e também aquelas que estando já integradas nas suas empresas queiram reforçar o seu currículo e a sua posição”, pormenoriza o director-executivo da pós-graduação.

Entre as principais saídas profissionais estão os departamentos de comunicação de empresas, autarquias, institutos públicos e privados, relações públicas, marketing, assessoria de imprensa, comunicação política e pessoal e mediatização de eventos.

Com 12 módulos, o curso integra abordagens a temas como as novas tecnologias de comunicação, assessoria de imprensa, comunicação institucional, empresarial, de marketing e de eventos, gestão de crise, lóbi, escrita de discursos e protocolo, etc.

“Para garantir a dinâmica do curso, em todos os módulos haverá uma análise de «case-studies» e os docentes terão ainda os seus próprios convidados, no sentido de reforçarem os exemplos e as mensagens inerentes ao tema daquela disciplina”, especifica ainda António Sousa Duarte.

Com a duração de 207 horas, o curso termina em Julho de 2009 e irá funcionar em horário pós-laboral às segundas e quartas-feiras. As inscrições estão abertas e o preço-base da formação é de 2970 euros.
Os dois melhores alunos terão direito a realizar um estágio remunerado na ADBD Communicare, agência de comunicação que celebra esta semana oito anos de existência.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS