Notícias

CRIAR 08 fomenta empreendedorismo

«Doctor Help» foi o project vencedor deste prémio que visa promover a criação de empresas na Covilhã.
24.10.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas
Uma ideia de negócio desenvolvida por alunos do Instituto Superior Técnico, intitulada "Doctor Help", venceu o troféu CRIAR 08. Desenvolvido e apoiado por um conjunto de entidades, este prémio visa estimular o empreendedorismo e a inovação no interior do país, com vista à criação de novas empresas com sede no concelho da Covilhã.

João Alberto Casteleiro e Nuno Nobre, são os promotores do "Doctor Help", o projecto vencedor da primeira edição do troféu CRIAR 08, uma iniciativa conjunta da Liberty Seguros e da Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. O "Doctor Help" tem como principal objectivo realizar a construção de um sistema capaz de detectar pólipos, úlceras e hemorragias em vídeos do aparelho digestivo. Surge associado ao aparecimento de uma nova tecnologia que consiste numa espécie de cápsula, permitindo que o paciente apenas tenha de ingerir um dispositivo na forma de comprimido, que filma o aparelho digestivo. Daqui resultará um vídeo que é interpretado pelo software desenvolvido pela "Doctor Help", que identificará as zonas suspeitas, ou seja, as áreas com potencial aparecimento de patologias. Com a obtenção do primeiro lugar no CRIAR 08, João Casteleiro e Nuno Nobre receberam o Prémio Liberty Seguros, no valor de 20 mil euros que servirão para o desenvolvimento da sua própria empresa no concelho da Covilhã. "Estas iniciativas são importantes, especialmente numa zona como a Covilhã", salienta João Casteleiro.

Em segundo lugar, com o Prémio Fundação da Juventude, no valor de dez mil euros para a criação da empresa, ficou o projecto "Skypilot", que se dedica à produção de sistemas aviónicos, equipamentos de instrumentação e medida e soluções tecnológicas especializadas. Dirige-se à indústria aeronáutica, nomeadamente ao mercado de aeronaves não tripuladas e irá comercializar alguns produtos já desenvolvidos. Ângelo Claro e Paulo Machado, ambos da universidade da Beira Interior, são os promotores desta empresa.

O projecto BioF - Funtional Biopolymers ficou em terceiro e obteve o Prémio Câmara Municipal da Covilhã, no valor de cinco mil euros. É promovido por Catarina Ferreira, Fabiane Oliveira, José António da Silva, Pedro Ferreira e Sónia Monteiro, investigadores da Universidade de Aveiro. A sua empresa desenvolverá actividades directamente produtivas e tem como ideia base a produção de biopolímeros e derivados funcionais a partir de biomassa excedente de outros processos industriais e que actualmente é desperdiçada. O negócio a desenvolver assenta numa pequena unidade industrial com capacidade para a transformação, numa fase inicial, de estiletes de lulas e potas em quitina, quitosano e derivados, a serem comercializados em diversos sectores industriais.

Das candidaturas apresentadas ao CRIAR 08 foram seleccionadas dez projectos que tiveram a oportunidade de apresentar um plano de negócios, após formação na área. Foi desse conjunto que saíram estes três vencedores. No próximo ano e de acordo com os organizadores, a iniciativa vai continuar a decorrer na Covilhã.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS