1 Adivinhe o futuro
O candidato pode antecipar 90% das perguntas que lhe serão feitas durante a entrevista, desde as mais típicas e recorrentes às mais imprevisíveis. Utilize o próprio Google para pesquisar as perguntas mais comuns em entrevistas.
2 Planeie o “ataque”
Para cada uma das perguntas que identificou, prepare uma resposta adequada. O exercício ajudá-lo-á a dar respostas rápidas no momento da entrevista, sem parecer perdido.
3 Tenha sempre um plano alternativo
Uma boa estratégia será ter duas a três respostas preparadas para cada questão. Porquê? Porque pode sentir, no momento da entrevista, que o alinhamento da resposta que inicialmente tinha preparado não é o mais adequado para o contexto. Ter várias linhas de raciocínio preparadas vai ajudá-lo a adaptar-se com maior facilidade.
4 Comprove os seus argumentos
Cada resposta que der deve ser acompanhada de um exemplo de como consegue executar aquilo que lhe estão a perguntar. Um exemplo desta interação é quando lhe perguntam que tipo de líder é. Classifique o seu género de liderança (colaborativa, decisiva ou outra) e dê um caso concreto em que a tenha exercido com bons resultados.
5 Saiba interpretar o meio envolvente
Concentre-se no entrevistador e no que o rodeia. Procure no local da entrevista elementos que possa utilizar para cimentar uma ligação ao entrevistador. Um livro que ambos tenham lido, ou uma pintura, podem ajudar à aproximação e empatia.