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Vida académica inspira projeto empresarial

Vida académica inspira projeto empresarial

Realizar de forma exemplar e em tempo record, um trabalho académico não é fácil. Beatriz Cardoso sabe-o bem. A jovem licenciada em Comunicação Empresarial e pós-graduada em Tecnologias da Comunicação, passou pelo drama que é estar muito tempo concentrada na investigação, desenvolvimento e produção dos seus trabalhos académicos e, no final, enfrentar ainda a dura tarefa de rever todo o trabalho “com olhos de ver”. Foi exatamente esta “dura provação” que a motivou a criar o seu próprio projeto: uma empresa que revê “à lupa” trabalhos académicos.

20.09.2013 | Por Cátia Mateus


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A Lupalize nasce da necessidade de rever, de forma distanciada e rigorosa, trabalhos académicos. Para a empreendedora tornou-se óbvio que “depois de trabalhar tantas horas num mesmo texto, há falhas que não são tão visíveis e que facilmente passam despercebidas ao seu autor”, carecendo por isso de uma análise e revisão imparciais. Certa da necessidade do mercado por um negócio como que idealizava - até porque como refere “todos sabemos a agonia que pode ser rever uma tese inteira, em pouco tempo, depois de muita energia e tempo investidos à volta dos textos e das palavras” – Beatriz Cardoso não se deixou intimidar pela conjuntura económica e passou da teoria à prática. A empresa nasceu no início deste ano e do universo académico já passou para as empresas que podem vir a ser o seu próximo nicho de mercado.

Com o nível de estudantes que frequenta um grau mais avançado do que a licenciatura a aumentar, Beatriz entendeu que era o momento para lançar o seu projeto. “São pessoas que voltaram a estudar para alargar os seus conhecimentos ou, simplesmente, pessoas que continuaram a estudar após a licenciatura”, explica a empreendedora adiantando que “um grande número destes alunos trabalha a tempo inteiro ou tem uma atividade muito intensa de investigação. Isto faz com que tenham menos tempo para dedicar à forma como as teses ou os trabalhos são apresentados”. Uma realidade que considera compreensível, mas reforça: “todos sabemos que uma frase mal escrita, um erro ortográfico ou uma formatação incorreta, retém mais atenção do leitor do que, por vezes, a especificidade e qualidade do conteúdo”.

O que a Lupalize faz é minimizar a possibilidade de ocorrência destes erros. Sob o lema “nenhuma agulha fica por encontrar”, Beatriz centra a sua atividade em “criar condições para que só o conteúdo do trabalho interesse e a forma, seja o veículo para melhor expressar o que o aluno tem a dizer”. Entre os principais clientes da Lupalize  estão os estudantes de universidades e institutos superiores, públicos e privados, mas outras oportunidades estão já a surgir. “Os pedidos de revisão têm sido recorrentes, incidindo sobretudo nos finais de semestre, alturas que antecedem os prazos para entrega de teses e trabalhos”, explica a empreendedora. Em paralelo, a Lupalize tem também recebido pedidos de revisão do sector empresarial, sobretudo para relatórios empresariais. Beatriz prefere para já não falar em expansão do conceito, até porque a empresas é recente e está em fase de afirmação no mercado, mas reconhece que o futuro poderá passar pelo alargamento da sua atividade às empresas.

Criado em janeiro de 2013, este projeto assegura para já apenas o emprego de Beatriz Cardoso. No projeto a jovem investiu sobretudo a sua motivação. Os ganhos financeiros foram sobretudo realizados na área da comunicação. Uma contenção e prudência que aconselha a todos os queiram empreender em cenários de adversidade.

BI Empresarial

Promotora:
Beatriz Cardoso, 24 anos

Formação:

É licenciada em Comunicação Empresarial e pós-graduada em Tecnologias na Comunicação pelo ISCAP.

Data de criação:
Início de 2013.

Área de atividade:
A Lupalize presta serviços de revisão e edição de trabalhos académicos, sejam eles teses, trabalhos de avaliação contínua, ou outros conteúdos.

Empregos criados:
Neste momento a Lupalize assegura emprego apenas à sua promotora. Na fase de lançamento da marca, foi necessária a intervenção de um designer gráfico.

Investimento inicial:
O arranque do projeto implicou um reduzido investimento base. Os gastos realizados centraram-se sobretudo na comunicação do projeto.

Principais clientes:
Estudantes e, mais recentemente empresas, que procuram os serviços da Lupalize para a revisão de trabalhos não académicos, como relatórios empresariais.

Perspetivas futuras:
A Lupalize poderá de futuro expandir-se para a outras áreas que não a académica. A vertente empresarial tem dado grande dinâmica a este projeto e poderá representar novas oportunidades para a empresa no futuro.

Lema da empresa:
“Nenhuma agulha fica por encontrar”.

Página na internet:
www.facebook.com/lupalize

 



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