Notícias

38 mil em busca de emprego

13.06.2003


  PARTILHAR






Ruben Eiras

A CRISE que atravessa o mercado de trabalho português, que já se traduz numa taxa de desemprego de 7,4%, está a tornar as feiras de emprego num dos eventos indispensáveis na agenda laboral dos portugueses.


Prova deste facto foi o nível de afluência à Expoemprego, a mais recente iniciativa nesta área: mais de 38.000 pessoas peregrinaram até à FIL, no Parque das Nações, no passado fim-de-semana, em Lisboa, em busca de um novo rumo na carreira.

O domingo, dia 7 de Junho, foi o dia de maior afluência. O Ministério da Defesa foi uma das entidades com presença mais forte no evento. O "stand" congregava os três ramos das Forças Armadas e disponibilizava aos visitantes testes de orientação vocacional, como também o contacto com um simulador de voo e uma bateria anti-aérea.

Todavia, eram poucas as multinacionais presentes, sinal da contenção de recrutamento que impera no mercado. Os "stands" mais visitados foram os da Siemens e da Danone. As empresas de trabalho temporário e de distribuição perfaziam a maioria dos expositores.

O EXPRESSO Emprego também marcou a sua presença no certame. Ao todo, as 65 entidades preencheram o pavilhão 3 da área de exposição da FIL.

Armando Soares, um dos membros da organização da Expoemprego, faz um balanço positivo do certame. "O nosso objectivo era conseguir juntar no mesmo espaço várias soluções de gestão de carreira, desde organizações de voluntariado, empregos 'convencionais', no ramo militar e serviços de apoio aos profissionais liberais", explica.

Aquele responsável frisa que o evento não quis transmitir a mensagem aos participantes de que iriam conquistar um emprego ao visitar o certame. "Seria publicidade enganosa. Não podemos prometer isso às pessoas", sublinha.

A meta da Expoemprego, para Armando Soares, é tornar-se num dos eventos de referência em informação sobre o mercado laboral português.

"Muita da informação sobre este segmento está dispersa e fragmentada. Por isso, vamos criar um portal com todas as ferramentas necessárias para a gestão pessoal da carreira e para as empresas encontrarem os candidatos certos", avança. O sítio www.expoemprego.com já está disponível para consulta.

Armando Soares adianta também que a Expoemprego será realizada em breve no Porto. Uma das inovações a incluir em 2004 são "stands" insonorizados que permitam a realização de entrevistas de emprego no local do certame.

"Se um director de RH encontrar um cv que responda ao perfil do colaborador que procura, realiza imediatamente a entrevista no decorrer da exposição. Assim ficam os dois lados a ganhar em poupança de tempo e custos", remata.








DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS