Notícias

'Mentoring' apoia alunos de gestão

30.10.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A ASSOCIAÇÃO dos Antigos Alunos da Escola de Gestão do Porto (EGP) está a desenvolver um programa de «mentoring» em parceria com os serviços de carreira desta instituição de ensino. O objectivo da iniciativa é aproximar os alunos da EGP de pessoas de reconhecido mérito profissional, de forma a potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de quem está numa fase inicial da carreira.

A escola de gestão pertence à Universidade do Porto e centra a sua acção em mestrados, MBA e pós-graduações. O objectivo do projecto de «mentoring» é que os mentores partilhem a sua experiência e aconselhem os mentorandos numa altura da sua carreira em que estão a finalizar uma pós-graduação ou um mestrado na área de gestão. «O projecto de ‘mentoring' foi lançado no passado mês de Junho e vai ter a duração de um ano. Neste momento temos 15 mentores e 20 mentorandos», explica Margarida Silva, uma das responsáveis pelo programa.

Os mentores aqui presentes foram alunos ou estão ligados à EGP e têm já uma carreira firmada. A adesão ao programa é voluntária, cabendo aos mentores acompanhar os estudantes ao longo de 12 meses. Quanto a responsabilidades, espera-se deste programa que o mentor partilhe conhecimentos sobre formação, carreira e cultura empresarial com o mentorando e, entre outras acções, esteja disponível para comunicar com o estudante e o apresente a outros profissionais, por forma a facilitar a criação de uma rede de contactos.

Da parte do mentorando espera-se que aproveite esta acção para tomar contacto com diferentes funções numa empresa, percursos de carreira possíveis, culturas empresariais e explore as oportunidades levantadas pelo seu mentor. Para Margarida Silva, «este projecto auxilia os alunos nas decisões de concretização da sua carreira».

No que respeita a vantagens, os alunos envolvidos têm aqui uma boa oportunidade de aproveitar os conhecimentos do mentor e de ter à disposição uma pessoa sempre alerta para oportunidades que possam interessar-lhe. Os mentores têm aqui uma possibilidade de manter contacto com gerações mais novas, aumentar oportunidades de recolha de uma bolsa de futuros colaboradores e de obter satisfação pessoal ao estar a contribuir para o desenvolvimento de um jovem profissional.

Sendo que está a decorrer o primeiro ano desta iniciativa, Margarida Silva explica que «no final vamos tentar obter o ‘feed-back' por parte dos participantes». Acrescenta ainda que esta acção teve uma grande adesão por parte dos alunos e profissionais e que será para manter no futuro.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS