Carreiras

Evitar o esgotamento



01.01.2000



  PARTILHAR




Evitar o esgotamento

São várias as medidas que pode tomar no sentido de evitar um esgotamento. Conheça-as.

Descubra-se a si próprio e o que quer da vida profissional. Estabeleça metas realistas a curto e a médio prazo. Escreva as suas conclusões.

Não faça do trabalho o centro da sua vida. A sua auto-estima não deve depender exclusivamente dos seus feitos profissionais.

Encontre o seu ritmo e procure um equilíbrio na sua vida. Evite levar trabalho para casa e invista mais na família, nas relações pessoais e nos hobbies que lhe dão prazer.

Seja exigente consigo próprio mas na dose certa. Estabeleça prioridades e concentre-se nelas. Não queira fazer tudo.

Analise e defina com precisão as áreas, os problemas e as pessoas que trazem mais pressão à sua vida. Aja no sentido de aliviar essa pressão.

A falta de comunicação no trabalho pode levar ao esgotamento. Defina os seus limites e fale com os seus colegas e superiores para que esses limites fiquem claros. Não desenvolva a ideia do que os outros esperam de si - fale, conheça e discuta o que é esperado do seu trabalho.

Aprenda a dizer não quando lhe pedem mais do que lhe é possível fazer.

Não assuma responsabilidades que não são suas. É bom ajudar os colegas mas não exagere. Aprenda a desmarcar-se com graciosidade.

Ponha de lado o seu perfeccionismo e delegue responsabilidades - você não é imprescindível para que o trabalho seja feito. Delegar responsabilidades com justiça não é um sinal de fraqueza ou de incompetência, é um sinal de inteligência e de boa gestão dos recursos humanos.

Ter um modelo a seguir pode ser perigoso. O seu modelo deve ser você mesmo com o seu ritmo, com as suas aspirações.

Desenvolva e aprofunde as suas relações pessoais. Desabafe com as pessoas certas e não acumule frustrações.

Faça exercício físico, tente dormir 8 horas por dia e alimente-se bem. Não salte refeições nem abuse de dietas rígidas.

Evite a rotina. Fazer todos os dias o mesmo trajecto para o emprego, parar sempre naqueles semáforos, sentar-se sempre na mesma secretária e começar o dia com os mesmos telefonemas... a rotina pode ser verdadeiramente desgastante. Procure diversificar o seu dia.

Torne o seu trabalho mais divertido. Seja comunicativo, interaja com os seu colegas, ouça música (pode levar consigo um walkman) e empenhe-se com gosto nas suas tarefas. Encare a vida e o trabalho com sentido de humor para que, mesmo nas alturas de stress, seja capaz de se rir de si próprio e da situação em que se encontra.

Tente cumprir primeiro aquelas tarefas que menos gosta para que não passe um dia inteiro a pensar que as tem que fazer. Se, apesar de tudo, não conseguir encontrar nada que goste de fazer, talvez precise de mudar de emprego.

Não quer mudar de emprego? Então tire férias!

TM






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS