Empregador: detectar sinais e prevenir
Está a coordenar uma equipa de trabalho?
Aqui ficam algumas dicas sobre como deve gerir os seus recursos humanos
de modo a evitar o esgotamento dos seus colaboradores. Lembre-se que é
do interesse de todos.
É importante conhecer as pessoas com quem trabalha. Os melhores
trabalhadores são aqueles que correm mais riscos e serão
os últimos a ter a consciência de que estão a caminho
de um esgotamento. Estão cansados e irritados mas antes de pensar
em moderar o trabalho, irão tentar inverter a situação
trabalhando ainda mais para se sentirem bem e realizados. Esteja atento
aos trabalhadores que exigem demasiado de si mesmos. Arrisca-se a perder
um profissional de valor.
Encontre um equilíbrio que permita, simultaneamente, um ambiente
saudável e de competitividade. Promova o diálogo no escritório,
os almoços em conjunto, jantares da empresa. Seja também
crítico pela positiva e elogie o desempenho dos seus colaboradores.
Crie diversidade no trabalho. Não entregue sempre as mesmas tarefas
às mesmas pessoas - é bom para os trabalhadores e para a
empresa. Terá ao seu dispor pessoas mais satisfeitas, versáteis
e capazes de realizar as tarefas de um colega que se encontra ausente.
Envolva os seus colaboradores no trabalho. Uma excelente forma de evitar
o desgaste é aumentar o controle que os colaboradores têm
sobre o seu trabalho. Um colaborador que tenha a oportunidade de fazer
opções, por mais pequenas que sejam, sentir-se-á
mais envolvido e realizado.
Certifique-se de que não está a exigir demais com muito
pouco. Nem todos os dias os colaboradores podem dar 100%... Tem pessoal
suficiente? Os escritórios estão convenientemente equipados?
Rentabilize os seus recursos humanos e materiais.
TM