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COMO EVITAR A 'FADIGA DIGITAL' EM CONTEXTO LABORAL

A sobrecarga digital, o cansaço técnico ou informático e mesmo o esgotamento profissional (burnout) são sinais frequentes de danos relacionados com o trabalho, com sintomas como a exaustão, o cansaço atípico (logo ao início do dia) e a falta de energia para cumprir todas as tarefas.



05.08.2022



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A sobrecarga digital, o cansaço técnico ou informático e mesmo o esgotamento profissional (burnout) são sinais frequentes de danos relacionados com o trabalho, com sintomas como a exaustão, o cansaço atípico (logo ao início do dia) e a falta de energia para cumprir todas as tarefas. Os problemas psicossociais e físicos gerados pela utilização excessiva de computadores, correio eletrónico, WhatsApp e outros são uma realidade que deve ser evitada e, segundo os especialistas da consultora de recrutamento Adecco, há formas simples de o fazer. Tome nota. 

1 - PROMOVA O DIREITO A ‘DESLIGAR’
Uma forma para evitar a fadiga digital é impor regras. Use lembretes automáticos para alertar o trabalhador de que está fora do seu horário e de que as horas extra requerem o aval da chefia. 

2 - LIMITE MENSAGENS INTERNAS DURANTE O DESCANSO
Para evitar o desgaste das suas equipas, é importante que as lideranças deem o exemplo. Não envie mensagens aos trabalhadores fora do horário de trabalho. Isso fará com que entre colegas também exista maior pudor em fazê-lo.

3 - CLARIFIQUE AS EXPECTATIVAS 
Se, por força da sua função ou porque trabalha em fusos horários distintos, tiver de enviar mensagens “fora de horas”, deixe claro que não espera uma resposta imediata. Clarificar as expectativas de  comunicação é essencial para que os profissionais não se sintam pressionados a responder de imediato a solicitações laborais durante o seu descanso e não sintam que têm de estar sempre ‘ligados’.

4 - DEFINA A OBRIGATORIEDADE DE ESTAR AUSENTE
Cultive o uso do out-of-office [ausente do escritório] e defina como regra que os trabalhadores acionem nas suas plataformas a indicação de ausência, remetendo para terceiros a resposta a questões urgentes. É a forma de garantir que as suas equipas desligam por completo do trabalho nas férias, baixas ou licenças.






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