Carreiras

“Urge um novo equilíbrio na forma de trabalhar”

Rodrigo Vasques Jorge 45 anos, diretor-geral da Oracle Portugal



29.07.2022



  PARTILHAR




Com mais de 25 anos de experiência profissional, Rodrigo Vasques Jorge teve várias funções ao longo da sua carreira, com uma passagem pela IBM e pela Informix, entre outras companhias, antes de se juntar à Oracle, em 2009, como gestor de conta. Seis anos mais tarde agarrou a oportunidade de liderar uma equipa como gestor de vendas sénior e em 2019 assumiu o cargo de diretor para Portugal da área de tecnologia.

Entretanto, a Oracle estendeu o voto de confiança e recentemente nomeou o gestor como diretor-geral da empresa norte-americana de tecnologia e informática para o mercado português. Questionado sobre “Urge um novo equilíbrio na forma de trabalhar” Rodrigo Vasques Jorge 45 anos, diretor-geral da Oracle Portugal como é estar num sector com muita concorrência, Rodrigo Jorge assume que “é um desafio muito grande, de facto, mas que permite um enorme crescimento, porque trabalhamos com os melhores do mundo”. No último ano, a Oracle registou um crescimento de 7%, “em que Portugal espelha os números globais”, e a intenção “é elevar ainda mais a sua qualidade e experiência” com o novo diretor-geral, que “promete transportar a marca a outro patamar”, indica a empresa em comunicado de imprensa. Perfila-se, por isso, um reforço da aposta da companhia norte-americana em território nacional, onde conta já com três décadas de presença.

 

As pessoas em primeiro

Na sua liderança, Rodrigo Jorge privilegia as pessoas, que “são o mais importante numa empresa, e esse é o meu foco”. Acredita que com perseverança e resiliência no trabalho se obtêm “resultados extraordinários” e tem como lema a convicção de que “o passado é história, o futuro é mistério e o hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!”.

Na opinião do gestor, o momento atual encerra incerteza quanto à “forma como vamos colaborar todos daqui para a frente”, e, por conseguinte, essa é a prioridade imediata: “Conseguir encontrar um novo equilíbrio em matéria de trabalho híbrido. Os dois anos de pandemia vieram acelerar a transformação digital, mas também trouxeram uma mudança organizacional no trabalho e na sociedade em geral.”

Com uma forte presença no Estado, a Oracle pretende acompanhar as organizações dos sectores público e também do privado no trilhar da modernização e digitalização dos serviços, numa estratégia de alinhamento com os objetivos dos clientes, enquanto parceiro de negócio.

Atualmente, a Oracle tem perto de 300 trabalhadores e as “perspetivas são de crescimento”. 


FORMAÇÃO
Licenciatura em Gestão de Marketing no antigo ISCEM e pós-graduação em Telecom e Media Management na Universidade de Lisboa/ISCTE 

MISSÃO DE CARREIRA
“O sucesso de cada pessoa, a vitória da equipa”

LEMA
“O passado é história, o futuro é mistério e o hoje é uma dádiva. Por isso é chamado de presente!”

PERCURSO
Com mais de 25 anos de experiência profissional, Rodrigo Jorge assumiu ao longo da sua carreira diversas funções, somando ao seu currículo a passagem pela IBM e pela Informix, entre outras empresas,  antes de se juntar à Oracle, em 2009, como gestor de conta. Em 2015 passou a liderar uma equipa de vendas e, quatro anos depois, assumiu a função de technology country leader 

PAIXÕES
É um fã de atividades ao ar livre, praticante de surf e da modalidade de enduro, e, acima de tudo, é um pai orgulhoso das suas três filhas

ÚLTIMAS LEITURAS
“12 Regras para a Vida”, de Jordan B. Peterson

 

Ana Sofia Santos






DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Arquitetos

SARAIVA+ASSOCIADOS

Coordenadores de Segurança em Obra (CSO)

TUU – Building Design Management

DELEGADO COMERCIAL

Innovair24

ÚLTIMAS FORMAÇÕES


MMOG/LE V 5

RH OPCO Academia