Notícias

Universidade Lusíada rendida ao e-learning

02.04.2004


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

A UNIVERSIDADE Lusíada está a apostar no ensino à distância. Com a realização de um ciclo de conferências na web, esta instituição de ensino superior privado pretende lançar em discussão o contributo do "e-learning" para a qualidade no ensino. Esta iniciativa de aulas abertas está integrada no curso de pós-graduação em Gestão Escolar.

De acordo com António dos Reis, docente da universidade e responsável pela formação, a Universidade Lusíada é a primeira instituição a lançar um curso universitário em ambiente no regime de "e-learning" e abriu as suas aulas na web, num processo de "evangelização multimédia".

Para este responsável, o ensino à distância tem sido demasiado difundido em Portugal mas sem que o conceito tenha sido utilizado na íntegra.

"Por vezes reconhece-se um curso como sendo de 'e-learning' mas o que realmente acontece é que são apenas fornecidos textos na internet aos alunos. A verdadeira aula em multimédia não é utilizada e é isso que se pretende com o ensino à distância", refere o docente.

Na verdade, neste ciclo de conferências, as aulas são ministradas e difundidas pela internet, podendo os alunos e qualquer interessado assistir à formação.

"Hoje a escola pode ser já perspectivada numa óptica desmaterializada e virtual. É necessário o domínio das tecnologias web e do suporte informático para veicular conteúdos de forma síncrona e assíncrona", refere António dos Reis.

As próximas aulas serão ministradas a 7 de Maio com o tema "Apoios on-line na gestão escolar - multileis" e a 4 de Junho "O papel do e-learning do pré-escolar e ensino especial ao universitário - casos e experiências".





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS