Notícias

Uma nova forma de olhar o mercado dos eventos

Uma nova forma de olhar o mercado dos eventos

A vontade de realizar os sonhos dos outros levaram uma arquivista e uma comercial a trocarem as suas carreiras profissionais pelo desafio de empreender. Nônô Costa e Joana Frade criaram, com apenas dez mil euros mas muita determinação, a Fashion Moments Eventos. Investiram num negócio que, reconhecem, já não é novo. Nova é a abordagem que lhe deram e a originalidade que colocam em cada projeto.
12.07.2012 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Fashion Moments foi pensada para atuar na área do planeamento e organização de eventos, mas aos seus clientes disponibiliza ainda um outro serviço: o aluguer de peças de decoração, mobiliário e design para dar “aquele toque especial” a uma festa ou espaço. A dupla de jovens empreendedoras que lidera a empresa esclarece que “além da organização dos eventos propriamente dita, os clientes podem usufruir da versatilidade da decoração”. A Fashion Moments tem um vasto espólio de objetos, seguindo várias tendências, a que os clientes, sejam particulares ou empresas podem alugar.

Um fator que diferencia a atuação da empresa, mas que não é a única razão para o sucesso que a marca tem vindo a alcançar no mercado. “A ideia de criar a Fashion Moments surgiu do gosto pela área dos eventos e do contacto com o público, mas também pela vontade de concretizarmos objetivos pessoas e profissionais”, explica Joana Frade. Uma explicação a que Nônô Costa acrescenta ainda “tínhamos vontade de desenvolver projetos para momentos únicos, pessoais e marcantes”. Por outras palavras, realizam sonhos.

Na empresa trabalham quatro pessoas, incluindo as duas sócias e sempre que a atividade o justifica Joana e Nônô recorrem a freelancers. Pôr de pé o projeto não foi tarefa fácil. Valeu a ambas muita determinação e vontade. Nônô Costa e Joana Frade tentaram recorrer a um programa de apoio à criação de novos projetos em Cascais, mas as burocracias fizeram-nas desistir e avançaram por conta própria.Radiografia do mercado

“Perceber como funcionava este mercado, as empresas que já existiam na área e como desenvolver um serviço de qualidade”, foram os primeiros passos das duas sócias que garantem: “apesar de não sermos pioneiras, prestamos um serviço de qualidade e muito original”. Prudência nos investimentos, em sintonia com a prospeção de mercado e com o que as empresárias queriam melhorar, foram também as estratégias usadas na fase de lançamento. Até porque, como esclarecem, “o mercado dos eventos trabalha a um ritmo bastante acelerado, como a sociedade em que vivemos”.

Os dez mil euros que investiram no arranque da empresa estão já totalmente recuperados, em muito devido não só aos eventos realizados, como ao aluguer de material. Uma área que tem feito a empresa crescer. “Investimos muito em publicidade e na divulgação da empresa, mas também na aquisição constante de material inovador, original e com design”, explicam as empreendedoras reforçando também a importância das parcerias que têm vindo a estabelecer a nível comercial, com espaços para eventos que necessitem de complementos de decor. “Formalizámos há pouco tempo uma parceria com o restaurante Berrio, na praia da Parede, onde asseguramos os serviços de decoração e organização de eventos”, enfatiza Joana Frade.

Noivos, família, clientes particulares e empresariais são o público-alvo preferencial da Fashion Moments. Para as empreendedoras, a constante procura de melhor preço e qualidade nos produtos e serviços prestados é um desafio constante. “Sempre que prestamos um serviço este tem de ir além das expectativas e surpreender o cliente”, adiantam as empreendedoras que acrescentam: “quando somos honesto no nosso trabalho e bons, o sucesso e o reconhecimento são uma realidade”.“

BI Empresarial
Promotores:
Nônô Costa, 34 anos.
Joana Frade, 29 anos.

Formação:
Nônô Costa é licenciada em Comunicação Social e desenvolveu atividade como decumentalista e arquivista nos estúdios Cinemate. Joana Frade concluiu o ensino secundário e enveredou por uma carreira na área comercial em empresas na área das telecomunicações.

Área de atividade:
Planeamento e organização de eventos, sociais mas também empresariais.

Data de criação:
28 de outubro de 2010.

Público-alvo:
Noivos, famílias, clientes empresariais e clientes individuais que queiram organizar uma festa, um evento ou contratar um serviço singular para a sua festa.

Investimento inicial:
Dez mil euros que já foram totalmente recuperados pela equipa de sócias.

Empregos criados:
A Fashion Moments é atividade permanente das duas sócias e de mais dois colaboradores. Sempre que necessário, sobretudo para os eventos, a equipa recorre à contratação de freelancers .

Conselhos para o arranque:
Analisar o mercado e perceber a forma como se pode diferenciar o serviço face à concorrência é o ponto-chave para as empreendedoras.

Sítio online:
http://www.facebook.com/fashionmoments



OUTRAS NOTÍCIAS
Marketing para ter emprego

Marketing para ter emprego


Tirar o melhor partido das suas competências e aptidões e saber demonstrá-las aos recrutadores é, nos dias que correm, uma ferramenta tão essencial quanto o currículo profissional. Já não restam dúvid...

70 mil empregos podem surgir nas PME exportadoras

70 mil empregos podem surgir nas PME exportadoras


Ciquenta a 70 mil novos empregos até 2013, é quanto podem gerar as 14 mil pequenas e médias empresas (PME) nacionais que exportam menos de um milhão de euros. O equivalente...

Vivafit recruta para  a Índia e Singapura

Vivafit recruta para a Índia e Singapura


A marca portuguesa de ginásios femininos está cada vez mais internacional. A Vivafit está a recrutar portuguesas para reforçar as equipas de Bangalore, na Índia, e Singapura. O masterfranchises da mar...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS