Cátia Mateus
A ESCOLA de Gestão & Negócios da Universidade
Autónoma de Lisboa (EG&N/ UAL) prossegue a sua estratégia
de diversificação na oferta de MBA Executivos e Pós-graduações
executivas. A instituição de ensino privado acaba de divulgar
seu plano de cursos para 2005/2006 e as respectivas parcerias estratégicas
estabelecidas com o intuito de consolidar a oferta formativa e permitir
uma maior adequação entre os conteúdos programáticos
e as exigências do mercado.
Para a próxima temporada académica, a EG&N/UAL aposta
na manutenção de alguns cursos existentes, no lançamento
de alguns novos e adopta uma metodologia de ensino centrada nos estudos
de caso, resolução de problemas, simulações
e jogos empresa. O grande investimento efectuado pela coordenadora da
EG&N, Márcia Trigo, na concepção no novo plano
escolar residiu no recrutamento de parceiros com actividade nos vários
«clusters» que a formação UAL contempla.
A Confederação do Turismo Português, o Banco Espírito
Santo, o Instituto Português de Consultores em Gestão, o
Instituto dos Mercados de Obras Públicas e Particulares e do Imobiliário,
o Taguspark, a Associação Portuguesa de Gestores, a Oracle,
a IBM, a Cisco Systems ou a Boyden, são algumas das entidades parceiras
da escola. A função destes parceiros, com papel activo na
definição dos currículos e metodologias, é
assegurar a qualidade da formação e estreitar da relação
universidade/empresa.