Notícias

Sucesso empresarial no Minho

11.02.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

A TAXA de sucesso do programa de incubação de empresas desenvolvido pela Oficina da Inovação – Business Innovation Centre do Minho ultrapassa os 95%. Este organismo faz parte de uma rede europeia que agrega 160 centros que desenvolvem uma actividade similar e onde a taxa de casos bem sucedidos ronda os 90%.

A Oficina da Inovação tem como objectivo a promoção do empreendedorismo e a inovação empresarial através do desenvolvimento de programas de apoio à criação de novas empresas e de modernização das que já estão no mercado. Na concretização destes objectivos a incubação de empresas é fundamental, pois cabe a esta estrutura auxiliar os novos projectos de negócio nos seus primeiros tempos de vida. Para este organismo, a boa «performance» do seu programa de incubação deve-se em muito à existência nesta estrutura de um ambiente favorável ao sucesso empresarial.

Entre os serviços prestados pela Oficina da Inovação — fornecidos a qualquer empresa, esteja ou não incubada — contam-se a elaboração de planos de negócio apoiados por estudos de mercado, assistência técnica, apoio administrativo e auxílio na procura de parceiros de negócio e financiamento. Recentemente promoveu contactos com empresas da Galiza, com vista ao estabelecimento de parcerias.

Nesta luta pela promoção do espírito empreendedor, este organismo acompanha as empresas na sua fase inicial e preocupa-se em dar ferramentas a quem investe num negócio próprio, para que possa sobreviver com sucesso à gestão quotidiana de uma empresa. Acções de formação regulares, sessões de trabalho técnicas, «workshops» e seminários completam o quadro de actividades.

O BIC Minho tem ainda contribuído para o desenvolvimento da área onde está inserido, pois muitas das empresas, depois da fase de incubação, fixam-se nesta região.

 

 

 

 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS