Notícias

STEF procura futuros líderes

STEF procura futuros líderes

O operador de logística sob temperatura controlada, STEF está a recrutar em Portugal jovens com elevado potencial para liderar o seu processo de crescimento. 

29.07.2013 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A empresa tem em marcha uma nova edição do seu programa de deteção de talento e treino de liderança “Percurso Futuro Gestor”, do qual já saíram vários líderes da organização, incluindo o seu diretor geral.

Cerca de 35% dos atuais quadros da empresa de logística STEF foram formados no programa “Percurso Futuro Gestor”. A estatística dá conta da relevância que a iniciativa de deteção e recrutamento de talento tem para a organização, funcionando na opinião de Sérgio Soares, diretor geral da STEF e também ele “ex-percurso Futuro Gestor”, como uma incubadora de futuros quadros diretivos do Grupo STEF.

O programa é desenvolvido em Portugal desde 1996 e na edição 2013 tem entre cinco a 10 vagas em aberto para Portugal. No processo de seleção, enfatiza o diretor geral, “serão também identificados jovens com apetência a integrar o programa noutros países onde o grupo desenvolve a sua atividade”.

Recém-licenciados nas áreas da Engenharia, Transportes, Gestão Industrial, Logística, Economia, Gestão ou similares, são o target do “Percurso Futuro Gestor”. A empresa procura jovens talentosos, com queda para a liderança, que tenham até 25 anos, pouca ou nenhuma experiência profissional, espírito empreendedor, dinamismo, capacidade de trabalho em equipa, orientação para diferentes desafios e mobilidade geográfica. Uma radiografia que se encaixa no DNA da empresa e no perfil de competências e valores que Sérgio Soares quer atrair para a sua equipa.

Nos últimos três anos a STEF recrutou cerca de 50 colaboradores por ano, 10% dos quais eram quadros médios e superiores. Até ao final do ano a empresa tem como meta integrar 15 novos quadros, além do que agora procura encontrar com o programa de formação personalizada. Âncora nos recrutamentos da empresa, o “Percurso Futuro Gestor” é um programa transversal que “combina formação técnica com competências de gestão, liderança e de domínio dos processos associados à cadeira de abastecimento”, explica o diretor geral. Em simultâneo, o modelo representa uma imersão na cultura da empresa e o contacto com valores que lhe são fundamentais: rigor, entusiasmo, respeito e performance.

“O programa decorre num período de dois anos, divididos em ciclos de quatro meses, nos quais os jovens com elevado potencial têm oportunidade de contacto e de desenvolvimento de projetos, maioritariamente operacionais ou de gestão”, explica Sérgio Soares acrescentando que o programa representa “um contacto com o mundo real, onde o sentido de iniciativa é posto em prática, dispondo o formando de um conjunto alargado de variáveis de decisão ao seu dispor, ainda que enquadradas num ambiente de riscos controlados”. As experiências proporcionadas aos participantes são realizadas tanto a nível local como europeu, uma vez que um período mínimo de quatro meses é passado numa área operacional fora do território português.

A nível global, esta fórmula de captação de talento é aplicada há mais de 20 anos no Grupo STEF. Em Portugal o conceito chegou há 16 anos, numa altura em que “a cadeia de abastecimento e a logística em Portugal se encontravam num estado inicial, com enormes necessidades de competências e escassez de formação adequada ao mercado de trabalho”, relembra o diretor enfatizando que “o programa foi um fator chave de sucesso da STEF no seu desenvolvimento ininterrupto em Portugal, nos últimos anos”.

Em Portugal, o operador integra uma equipa de 430 colaboradores. Na Europa o número sobe para os 15 mil, sendo que cerca de oito mil são acionistas da empresa através do plano de poupança da STEF criado há cerca de 20 anos e que detém hoje cerca de 16% do capital do grupo. 



OUTRAS NOTÍCIAS
PHC Contrata novos colaboradores

PHC Contrata novos colaboradores


A contratação visa preencher vagas nas áreas de development, software testing e suporte. De acordo com Cristina Pescada, directora de recursos humanos da PHC, “esta estrat&e...

Macau atrai perfis qualificados

Macau atrai perfis qualificados


As oportunidades existem, mas a adaptação nem sempre é simples.Os dados mais recentes do Corpo de Polícia de Segurança Pública de Macau (CPSP) revelam que s&o...

Gap Year valoriza currículo

Gap Year valoriza currículo


Partindo da sua experiência os jovens acreditam que a realização de um ano sabático a fazer voluntariado e a trabalhar é uma mais-valia para qualquer currículo...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS