Notícias

Sonae Sierra coloca colaboradores a inovar com o programa Click

Na Sonae Sierra a inovação é encarada como um dos fatores críticos de sucesso do negócio. Por isso, o gigante dos centros comerciais não deixa em mãos alheias o fomento da proatividade, criatividade e espírito de iniciativa dos seus colaboradores, até porque quem inova não são as empresas, são as pessoas. Para formar os seus líderes a Sonae Sierra criou o programa Click que já soma duas edições e tem como missão dar a cada colaborador as ferramentas necessárias para ser mais inovador.
01.09.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Sonae Sierra foi a primeira empresa do setor a lançar centros temáticos e a primeira a promover a integração da componente de lazer com o retalho. “A isto chama-se inovar”, diz Carlos Jesus, head of Innovation da Sonae Sierra. Mas chama-se também apostar nas pessoas levando-as a aplicar a sua criatividade no terreno. Desde 2010 que a Sonae Sierra leva a todos os seus 1106 colaboradores o programa Click e o líder da inovação da empresa garante que “ninguém fica de fora desta formação que é transversal a toda a organização”. A edição 2011 já arrancou. Carlos Jesus é defensor da teoria de que “a Inovação é uma característica que se treina e por isso pode ser adquirida”. Uma convicção que sustenta a importância que atribui ao programa Click, enquanto área de formação dos colaboradores da empresa. O programa envolve o universo global dos colaboradores da Sonae Sierra e a sua raiz é a de uma formação focada na inovação, na iniciativa e muito orientada para a auto-análise onde a meta é dar a cada colaborador as ferramentas que lhe permitam ser mais inovador e ter mais iniciativa. Na essência, explica Carlos Jesus, “trata-se de envolver os colaboradores no sentido de serem apaixonados pela inovação, promovendo e disseminando essa cultura, desenvolver as suas capacidades de auto-análise e perceber o que os mobiliza para ter mais iniciativa e para se tornarem mais inovadores, desenvolver o seu capital criativo e muni-los de ferramentas que ajudem a orientar esse potencial a favor da inovação”. O poder das pessoas na criação de empresas inovadoras é o grande lema deste projeto da Sonae que já gerou resultados muito práticos, desde que se iniciou. Na edição do ano passado, o Click, centrou-se mais na criatividade e nas formas de a estimular, introduzindo a inovação e novas ideias no quotidiano laboral dos colaboradores, “mesmo nas tarefas mais rotineiras”, enfatiza Carlos Jesus. Nesta edição a temática é a iniciativa. “Iremos levar os colaboradores a perceber o que os mobiliza e motiva para terem mais iniciativa e para se tornarem mais inovadores”. As sessões de formação decorrem em todos os países onde a Sonae Sierra tem centros comerciais (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil) e são dadas por 35 colaboradores internos que são designados de I-Champions (campeões da inovação). A par com esta formação, a Sonae Sierra tem outra ferramentas destinadas a promover a partilha de inovação dentro do universo do grupo: o portal Explore e os Challenges. “O portal Explore está disponível na Intranet da empresa e funciona como um forum online que recolhe as ideias promovidas pelos colaboradores para serem posteriormente analisadas e a sua viabilidade validada”, explica Carlso Jesus. O responsável adianta ainda que “até ao momento, foram submetidas mais de 700 ideias, numa média de 100 ideias por mês, estando 27 em desenvolvimento, 30 em fase de implantação e 5 já implementadas”. Carlos Jesus aplaude ainda o incremento da participação no Explore e a melhoria das propostas apresentadas, na sequência do Click.Os Challenges – desafios colocados pela administração da empresa a um grupo de trabalho multidisciplinar criado para testar a viabilidade de determinada ideia - tem tido um sucesso crescente. Como resultados práticos de inovações recentes, Carlos Jesus destaca o GUIO, um sistema orientado de informação para pessoas com deficiência visual que visa apoiar a sua deslocação no interior dos centros comerciais. “Esta é uma ideia que tem patente 100% nacional, que nasceu na Sonae Sierra e que tem características que fazem dela um sistema único e inovador a nível mundial”, explica o responsável. Inovações introduzidas pela Sonae são também o SIGO, Sistema Integrado de Gestão de Operações, os pequenos quiosques amovíveis Shop Spots que rentabilizam os espaços comerciais, a publicidade nos parques de estacionamento e os Diretórios Interativos, que provam que a aposta da Sonae Sierra no fomento à inovação dos seus quadros, é uma aposta ganha.


OUTRAS NOTÍCIAS
Vantagem+ cria serviço Training Pack

Vantagem+ cria serviço Training Pack


A Vantagem+, empresa especializada na prestação de serviços de consultoria na área da formação profissional, quer ficar ainda mais perto das necessidades das empresas e prepara-se para colocar no merc...

Zagope recruta talentos

Zagope recruta talentos


A construtora Zagope, empresa do Grupo Andrade Gutierrez, tem as portas abertas a jovens recém-licenciados com ambição à escala internacional, A empresa tem a decorrer até 15 de setembro a edição des...

ANJE cria curso online para empreendedores

ANJE cria curso online para empreendedores


A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) vai lançar um Curso de Especialização em regime de b-learning. A iniciativa tem data de arranque marcada para 1 de outubro e será desenvolvida em pa...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS