Notícias

Soluções de Internet sem ‘espinhas‘

28.03.2003


  PARTILHAR






Cátia Mateus

NO "MAR" das organizações portuguesas existem várias "espécies". Já não basta marcar território pela força, é necessário dominar pela estratégia. Aqui todos os pontos contam e uma presença sólida na internet é determinante. A "Carapau na Linha" foi criada a pensar nas "pequenas espécies empresariais".

Trata-se de uma empresa de "webmarketing", idealizada para oferecer soluções internet à medida das PME. Um projecto com a marca do espírito empreendedor nortenho e personificado por Diogo Soveral.

Para o empreendedor, o conceito é simples: "Ajudar as pequenas empresas a tornarem-se competitivas dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam dominar na sua área de intervenção e passar 'de carapaus a tubarões".

A ideia de que a criatividade vale mais do que a tecnologia é o princípio orientador da empresa. Para o sócio-gerente do projecto, Diogo Soveral, "mais do que encontrar soluções de web com fortes componentes tecnológicas e muito dispendiosas, importa aproveitar de forma criativa a tecnologia existente". Depois do grande "boom" das empresas ligadas à internet, muitas empresas faliram e "as que resistem têm dificuldade em manter a sua competitividade, para a elevada estrutura de custos que carregam", explica.

Este panorama gerou, segundo o empreendedor, um "nicho" que era urgente aproveitar: "Criar uma empresa de 'webmarketing' especialmente dedicada aos pequenos negócios. Empresas que sentem necessidade de construir uma presença 'on-line' bem estruturada, mas que não querem ou não podem gastar muito dinheiro".

Foi com esta linha de pensamento que há um ano Diogo Soveral reuniu as pessoas certas e decidiu avançar com a criação de uma empresa. Em jeito de brincadeira, desmistifica a origem do nome: "Carapau na Linha porque é barato e porque pretende que os pequenos negócios (carapaus) aproveitem todo o potencial da internet para interagirem com os seus clientes e, assim (na linha), se transformarem em tubarões empresariais".

Antes de formalizar a criação da empresa, a equipa optou por testar o mercado. "Começámos a realizar alguns trabalhos, ainda sem a empresa estar constituída, o que nos deu uma ideia muito clara de como deveríamos formatar o negócio", explica Diogo Soveral.

Contudo, a criação da empresa não demorou muito a acontecer. Com 10 mil euros de investimento, lançou-se no mercado. Entre as principais dificuldades sentidas, Diogo Soveral aponta "a definição das metodologias a utilizar e a comercialização dos serviços". Para o responsável, "na fase de arranque quisemos estruturar as metodologias para que nada ficasse ao acaso".


Uma aposta estruturada na Web


Actualmente, a empresa presta um leque de serviços que vai desde a construção de uma presença na internet ("website"), passando pelas acções de "webmarketing" necessárias para dar a conhecer o "site" à comunidade.

capital social da "Carapau na Linha" é composto por várias participações, sendo a gerência assumida por Diogo Soveral. Trata-se de um projecto "sub-30" em que todos os sócios mantêm a sua actividade profissional, à excepção de Diogo Soveral, que se dedica por inteiro à iniciativa.

Neste momento, a empresa está a recrutar a sua equipa de comerciais. "Os 'agentes carapau' serão tendencialmente jovens finalistas em áreas como o 'marketing', a gestão ou as engenharias informáticas, com algum tempo livre e uma carteira de contactos", explica o empreendedor. Esta equipa centralizará a sua actividade num "escritório virtual", de acesso restrito. O objectivo é "colocar em 2003 cerca de 80 novos clientes 'na linha".

O empreendedor não exclui a possibilidade da entrada de novos parceiros para o negócio e garante que a diversificação da actividade para outras áreas é uma hipótese que já se coloca.

Num futuro próximo, a empresa avançará com o lançamento de campanhas de "marketing" centralizadas no SMS. Um meio que, segundo Diogo Soveral, tem enormes potencialidades. Ainda assim, como empreendedor cauteloso que é, avança que "o mais importante é pensar no que o cliente necessita e não no que lhe queremos oferecer".

Todavia, não há dúvida de que a www.carapaunalinha.com se quer, ela mesma, uma "empresa-tubarão" entre as correntes. Há que dominar pela presença, pelo preço, mas acima de tudo pela qualidade do serviço prestado. Só assim se ganha um lugar de "respeito" num oceano empresarial cada vez mais concorrido e onde não há margem para distracções.







DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS