Notícias

Siemens liga teoria académica à indústria

Siemens liga teoria académica à indústria

A multinacional Siemens quer incentivar os jovens futuros engenheiros a criar uma indústria mais moderna e inovadora. Para a empresa, este objetivo passa por aproximar o ensino das reais necessidades das empresas e para isso criou o Prémio Nova Geração|15.

27.02.2015 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Utilidade prática. Foi este o ponto de partida para a criação Prémio Nova Geração|15, uma iniciativa do gigante tecnológico Siemens que quer colocar os futuros profissionais da engenharia a pensar a inovação da indústria. Para a empresa, a inovação só faz sentido se for adequada às necessidades das empresas e por isso, a Siemens está a desafiar jovens estudantes de engenharia e futuros profissionais para, até 31 de maio, apresentarem a sua melhor resposta ao desafio que modernizar a indústria nacional.

?O programa está em marcha e visa “aproximar o ensino teórico e prático das necessidades reais da indústria nacional e da sua modernização, mas também criar condições para que os futuros engenheiros acedam a uma formação cada vez melhor, fundamental para impulsionar a indústria e desenvolver a economia portuguesa”, explicou a empresa na apresentação da competição, organizada no âmbito do protocolo Engenharia Made in Portugal, assinado em 2013 entre a Siemens e o Estado português com o objetivo de promover o ensino da engenharia em Portugal.

Ao Prémio Nova Geração|15 podem candidatar-se universidades e escolas técnico-profissionais abrangidas pelo protocolo Engenharia Made in Portugal, que tenham recebido o software Solid Edge e os kits de Automação da Siemens, necessários para a realização dos projetos.?Segundo a tecnológica, a execução do projeto é totalmente livre, mas “deverá incluir uma forte componente de inovação que será valorizada por um júri composto pela Siemens, a Cadflow, a CIP, a COTEC e a Ordem dos Engenheiros”. À Siemens e à Cadflow cabe selecionar os projetos finalistas (cinco por cada categoria) que o júri irá depois avaliar na fase final.

Valorizar o ensino da engenharia

Desde que foi criado há dois anos, envolvendo a Siemens e os ministérios da Educação e Ciência e da Economia, o programa Engenharia Made in Portugal já abrangeu mais de 290 escolas e apoiou perto de 47.300 alunos, com a disponibilização gratuita de materiais formativos, formação de docentes e várias outras medidas orientadas para a promoção do ensino da engenharia em Portugal.

O prémio agora criado vem, segundo a empresa, consolidar a aposta nos futuros talentos da engenharia nacional e contribuir para a sua ligação desde cedo ao mercado e às empresas.?A fase de pré-inscrição para participar na competição decorre até 31 de maio e o registo final das propostas ou projetos será realizado entre 1 de junho e 25 de setembro, na página oficial da competição em www.siemens.pt/premionovageracao.

Os jovens estudantes, sempre maiores de 18 anos, podem candidatar-se individualmente ou em equipas de dois elementos, mas a sua participação deve sempre contar com o apoio de um professor. ?O projetos vencedores em cada uma das categorias beneficiarão de um estágio com duração de seis meses na Siemens, que poderá implicar também uma experiência no centro de Investigação & Desenvolvimento da empresa, na Alemanha.?





OUTRAS NOTÍCIAS
Formação à distância de um click

Formação à distância de um click


A Plano Academia, é o mais recente projeto do Instituto Europeu de Empresários e Gestores, Formedia, que esta semana lançou oficialmente a plataforma de ensino à distâ...

Jovens 'fogem' do Estado

Jovens 'fogem' do Estado


O Estado, enquanto empregador, já não atrai os jovens portugueses. A conclusão resulta de um estudo comparativo focado no posicionamento dos jovens perante o seu futuro profission...

Google estimula ideias científicas

Google estimula ideias científicas


O que há de comum entre uma lanterna que em vez de pilhas funciona à base do calor humano, a utilização de bactérias naturais no combate à fome no mundo, a cr...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS