A Plano Academia, é o mais recente projeto do Instituto Europeu de Empresários e Gestores, Formedia, que esta semana lançou oficialmente a plataforma de ensino à distância focada em cursos de curta duração. Um investimento que Horácio Piriquito, administrador da Formedia, explica com o crescimento que o ensino à distância está a registar a nível global, mas também com o facto desta ser, como realça, “uma ferramente já considerada fundamental para o desenvolvimento de competências e atualização de conhecimentos, permitindo a mobilidade e disponibilidade fundamentais para quem está a construir uma carreira profissional”.
?Com um uma vasta oferta de cursos superiores (mestrados, pós-graduações e MBAs) em regime de ensino à distância, a Formedia reuniu nos últimos anos milhares de alunos na sua plataforma. Mas foi a constatação das novas exigências de um mundo profissional em constante mutação que impulsionou a empresa na criação da Plano Academia. Segundo Horácio Piriquito, a nova estrutura está sobretudo vocacionada para suprir necessidades de formação mais imediatas, com cursos de curta duração e muito focados em áreas específicas. Orientada para estes objetivos, “a Plano Academia agrega cursos com duração máxima de três a seis horas”, explica o administrador enfatizando que a oferta formativa da nova plataforma reúne economistas, gestores e professores das universidades representadas na Formedia e outros formadores e conferencistas portugueses e estão a ser convidados para se agregarem à nova plataforma de e-learning nacional.?
Na fase de arranque, a Plano Academia integra na sua oferta cerca de 200 cursos de especialização de uma dezena de universidades europeias, 30 mil cursos de curta duração em língua espanhola - fruto da representação em exclusivo que a plataforma detém da Tutellus de Madrid - e cerca de 90 mestrados e MBAs. Iniciar a operação da nova plataforma com uma oferta “gigante e muito qualificada” foi a grande aposta da Formedia para a Plano Academia. A plataforma não tem, segundo Horácio Piriquito, um público-alvo segmentado, mas o administrador reconhece que “pelo perfil da Formedia e pela minha própria experiência e formação, é natural que os primeiros cursos venham das áreas económicas, financeiras e empresariais”. A equipa fundadora do projeto está já a trabalhar com futuros formadores, por exemplo nas áreas da psicologia, fotografia, saúde ou desporto.