Notícias

SELECT apoia empresas de Santarém

O combate ao desemprego está na mira da empresa de recursos humanos
17.06.2005


  PARTILHAR




Cátia Mateus

A SELECT/VEDIOR quer ajudar as empresas do distrito de Santarém, em particular as de pequena e média dimensão, a ultrapassar a crise económica que afecta o seu crescimento e, com isto, ajudar a combater o desemprego que afecta aquela zona do país.

A Select propõe-se ajudar as organizações na sua gestão de recursos humanos e já estabeleceu protocolos com algumas escolas profissionais para assegurar a formação e consequente requalificação dos profissionais daquela região.

O distrito de Santarém é conhecido por ter uma população activa envelhecida, com baixas qualificações e integrada maioritariamente num mercado de trabalho constituído por micro e pequenas empresas — muitas delas desenvolvidas a partir de negócios familiares — e onde, como refere a Select, o recrutamento é essencialmente feito com recurso ao conhecimento pessoal.

Este é um panorama empresarial pouco competitivo que a empresa de recursos humanos quer contrariar, apostando na flexibilização dos recursos de cada empresa, no tempo e espaço necessários. No distrito de Santarém, a Select prestará apoio de consultoria às empresas com o objectivo de adequar o recrutamento e alocação de profissionais às necessidades da organização.

A gestão financeira dos custos e o não aumento dos rácios no domínio dos custos com o pessoal figuram entre as áreas onde a empresa de recursos humanos — vocacionada para o trabalho temporário, outsourcing e gestão contratual de RH — centrará o seu apoio. Em comunicado, a empresa sustenta esta aposta no facto de os trabalhadores deste distrito não aderirem às ofertas de emprego existentes, preferindo o fundo de desemprego ao exercício de uma função profissional. «Nos mais diferentes sectores existem necessidades laborais que não estão a ser preenchidas», pode ler-se na nota informativa.

Mas estas funções, esclarece a empresa, exigem perfis com algum grau de especialização, nos sectores electromecânico e industrial — uma qualificação que a Select quer fomentar junto das empresas. Para tal estabeleceu protocolos com as escolas profissionais do distrito, que passarão a promover seminários temáticos e cursos nas áreas carenciadas de colaboradores.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS