Notícias

Talentos matemáticos

A Fundação Calouste Gulbenkian quer incentivar a investigação matemática
17.06.2005


  PARTILHAR




Maribela Freitas

ESTÃO abertas até ao próximo dia 10 de Outubro deste ano as candidaturas para o programa «Novos Talentos em Matemática», promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa destina-se a jovens estudantes universitários e tem como objectivo estimular a investigação nesta área.

Este programa foi criado em 2000 e quer estimular, entre os jovens, o gosto, a capacidade e a vocação de pensar e investigar em matemática. Para Francisca Moura, directora-adjunta do serviço de ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, «existe a ideia, e é até uma realidade, de que há pouca vocação em Portugal para a matemática. A ideia da criação deste programa foi exactamente dar uma oportunidade de obter mais formação e desenvolver trabalho de investigação nesta matéria».

A iniciativa destina-se a estudantes que em 2005-2006 frequentem o 1.º, 2.º ou 3.º ano de uma licenciatura em matemática de uma universidade portuguesa. Candidatam-se anualmente alunos de vários estabelecimentos de ensino, entre os quais se contam o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Ciências de Lisboa.

Francisca Moura salienta que, «até agora, a adesão tem sido excelente e todos os anos ficam alunos de fora desta iniciativa, que disponibiliza apenas vinte vagas». A selecção dos participantes é feita através de concurso público, sendo as candidaturas avaliadas por uma comissão científica constituída por matemáticos, que tomam em linha de conta o interesse e competência do candidato.

Assim, este programa distingue anualmente estudantes universitários que evidenciem um elevado mérito académico. O seu trabalho será desenvolvido junto de um doutor em matemática, na universidade onde estão a fazer a licenciatura.

Por parte dos participantes espera-se que, sob a orientação dos tutores, desenvolvam um trabalho de estudo aprofundado e/ou participem activamente num programa de seminários e/ou se iniciem na investigação em matemática. «Muitos deste alunos têm publicado artigos científicos com base nos trabalhos desenvolvidos neste âmbito», refere Francisca Moura. Durante dez meses, os universitários integrados nesta iniciativa recebem uma bolsa de mérito no valor de 250 euros mensais.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS