Notícias

Verão na universidade

Porto, Braga e Guimarães vão acolher a primeira edição das "Cidades Universitárias"
17.06.2005


  PARTILHAR




Fernanda Pedro

ENTRE os dias 7 e 10 de Julho irá decorrer a primeira edição das «Cidades Universitárias», uma iniciativa promovida pela Juvemedia, uma associação cultural, que conta com os apoios da secretaria de Estado da Juventude, do Instituto Português da Juventude e da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação.

Trata-se de um projecto destinado a jovens que pretendam enveredar pelo ensino superior no prazo de um a dois anos e que, através desta iniciativa, poderão ter oportunidade de antecipar a experiência académica e conhecer «in loco» as universidades e o curso que poderão vir a frequentar. De acordo com Nuno Oliveira, gestor do projecto, trata-se de um programa-piloto e que irá decorrer até 2008. «É uma iniciativa que envolve estudantes do ensino secundário de todo o país e que durante quatro dias poderão ficar por dentro de toda a vida universitária e do curso que pretendem escolher», refere o gestor.

Este ano serão as Universidades do Minho e do Porto a receber estes alunos e as iniciativas decorrerão nas cidades do Porto, Braga e Guimarães. Em 2006, o projecto decorrerá em Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco. Para 2007 está previsto em Santarém, Leiria, Portalegre e Évora e em 2008 ocorrerá nas cidades de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Nuno Oliveira explica que as universidades portuguesas estão muito abertas a este tipo de projectos, «convém não esquecer que muitas faculdades já têm os seus dias abertos mas uma iniciativa como esta ainda não tinha acontecido». Na verdade, o gestor refere que nas Cidades Universitárias, os alunos terão a possibilidade de contactar, durante quatro dias, com os professores, com os alunos universitários, com a biblioteca, com as instalações, com as actividades que se desenvolvem no seio da universidade e mesmo na sua envolvente.

«Como este encontro será logo a seguir ao término do ano lectivo e antes da primeira fase de candidaturas à universidade, poderá servir como uma aproximação dos alunos ao curso que pretendem, para quando foram candidatar-se já terem uma noção do que os espera»
, salienta o responsável da Juvemedia. Para este ano estão à disposição dos alunos 200 vagas, mas Nuno Oliveira quer alargar este número nas próximas edições bem como o período de participação para uma semana.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Advogado

Anónimo

Chemistry Teacher

St. Dominic’s International School

CYBERSECURITY ENGINEER

Michael Page Portugal