Notícias

Seis mandamentos do mediador de sucesso

Seis mandamentos do mediador de sucesso

Nem todos os comerciais são bem sucedidos. Os que trabalham na área da mediação imobiliária não são exceção. O que dita a diferença entre um bom e um mau mediador? A natureza do seu foco e a base da sua motivação. 

16.04.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Não há dois vendedores iguais, nem regras infalíveis. Mas há pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença para a consolidação de uma carreira de sucesso na área da mediação imobiliária. A especialista americana, Deirdre Woollard, coach e autora de vários trabalhos sobre motivação e treino de equipas de vendas em mediação imobiliária e colunista regular em publicações da especialidade, defende que “os melhores agentes de mediação imobiliária focam-se no objetivo de ajudar os clientes a conquistar os seus sonhos e é daí que retiram motivação e empenho para concretizar bons negócios”. Esta é a regra básica, mas a especialista não minimiza a importância de uma estratégia cirurgicamente pensada para servir bem os clientes e conquistar novos negócios.?Deirdre Woollard elenca seis princípios básicos de devem orientar a atuação de qualquer mediador imobiliário e que são tão essenciais para o sucesso como a paixão que é necessária para seguir uma carreira de vendas.

Triunfar no mercado imobiliário como comercial exige “muita atenção aos detalhes e um elevado grau de compromisso”, explica. Mas a par disso, são também necessários vários outros requisitos, o primeiro dos quais é a rapidez. Numa altura em que o contexto digital trouxe novas exigências ao mundo dos negócios, ser capaz de responder de forma quase imediata a emails e telefonemas de clientes é determinante. A especialista fala da necessidade dos profissionais atuais se tornarem “guerreiros do email e do telefone, aptos a responder a dúvidas dos clientes e capazes de manter o ritmo de criação de novos negócios”.

Conhecer o mercado
Conhecer a fundo o mercado e a região onde atuam é também determinante. Woollard utiliza a expressão “especialista em vizinhança” para caracterizar os comerciais que são “autênticas enciclopédias vivas do mercado onde atuam” e garante que “são estes os especialistas que os clientes procuram, pela confiança que inspiram e por serem capazes de encontrar as melhores soluções para as ambições de cada cliente”. Para a especialista, este conhecimento do mercado é sem dúvida uma competência a desenvolver para quem quer triunfar nesta área.

Em paralelo, um bom mediador imobiliário deve explicar aos seus clientes tudo o que está a fazer, mostrar o seu trabalho e contextualizar os clientes sobre a estratégia que seguirá no serviço que lhes está a prestar. Deirdre Woollard fala também da relevância dos profissionais de mediação promoverem a sua atividade e estarem presentes nas plataformas sociais, mas esclarece que a montra onde mostram o seu trabalho deve ser bem escolhida. Um bom profissional tem de estar presente em multiplataformas e tornar-se fácil de localizar pelos clientes, mas não tem de estar em todas as plataformas. “Tem de estar naquelas que tragam valor acrescentado e que lhe permitam uma ligação direta ao público que de facto quer atrair”, explica.

Dominar as últimas novidades da tecnologia é outra regra básica. Não só porque pode ajudar o mediador a fazer um bom uso das plataformas informáticas que tem ao seu dispor, mas também porque lhe permite explorar de forma eficaz um outro facto também decisivo: o networking. Em vendas, os contactos são vitais e por isso, “um bom mediador deve aplicar uma parte considerável do seu tempo de atividade a criar um bom portfolio de contactos. Eles vão fazer a diferença no momento de dar resposta às necessidades dos clientes”, garante a especialista.



OUTRAS NOTÍCIAS
Conhecimento orienta novos recrutamentos no imobiliário

Conhecimento orienta novos recrutamentos no imobiliário


“Um profissional hoje deve possuir um conhecimento multidisciplinar alargado, que vai da área da economia, às finanças, fiscalidade e urbanismo, até ao conhecimento d...

Coimbra recebe Worldskills Portugal

Coimbra recebe Worldskills Portugal


A cidade de Coimbra, eterna cidade dos estudantes, vai receber de 22 a 27 de maio, a 42ª edição do Worldskills Portugal, o Campeonato Nacional das Profissões. A iniciativa, o...

Portugal a Recrutar: o futuro da Engenharia e das TI

Portugal a Recrutar: o futuro da Engenharia e das TI


Cerca de 15 mil profissionais, especialistas em Tecnologias de Informação, deverão faltar nas empresas nacionais dentro de quatro anos, se não forem tomadas medidas concret...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


Diretor-Geral

FAROL ATT - Associação de Tratamento das Toxicodependências