Notícias

Projeto na área da saúde singra além-fronteiras

Projeto na área da saúde singra além-fronteiras

A First é uma empresa portuguesa que triunfou a criar, desenvolver, implementar e suportar soluções de software especializado para a área da saúde.
15.09.2011 | Por Maribela Freitas


  PARTILHAR



A história da First remonta a 2001. Na altura estava agregada a um grupo de que José Correia de Sousa era sócio. Três anos mais tarde comprou a totalidade desta estrutura e no ano seguinte formou o grupo First, especializado na criação, desenvolvimento, implementação e suporte de soluções de software especializado na área da saúde. A aventura começou aqui. Em 2008 este empreendedor lançou-se no mercado internacional e explica como se mantêm e faz crescer um negócio em Portugal e além-fronteiras.

José Correia de Sousa tem 50 anos e acredita que na gestão é necessário “capacidade de adaptação às condições de mercado, compromisso com o cliente e dar igualdade de oportunidades aos colaboradores” , frisa. Estes são os princípios de gestão com que se rege e com os quais tem dado corpo à First, sedeada no Porto. Conta o empreendedor que quando foi criada, em 2001, a First tinha o nome de ATM Saúde. “Em Dezembro de 2004 cheguei a um acordo com os outros acionistas da ATM para a compra da totalidade das ações. Em 2005 a empresa passou a designar-se First Solutions – Sistemas de Informação. Nesse mesmo ano foi criada a First Devices e a Fisrt Capital SGPS, ‘holding' do grupo, dando assim origem ao grupo First” , explica José Correia de Sousa.

No início de todo este processo o empreendedor avançou com capitais próprios, mas posteriormente foi necessário recorrer à banca para financiar a expansão do negócio. “Ao longo deste percurso foram alargadas as soluções já existentes na empresa, nomeadamente na área da gestão informatizada de serviços clínicos, o que inicialmente só era possível para a radiologia” , comenta o empreendedor. Atualmente a First tem uma plataforma que permite fazer a gestão de informação para 14 áreas clínicas. Para além disso foram criadas soluções inovadoras na área do controlo e monitorização de infeções associadas aos cuidados de saúde, em soluções de telemedicina e em sistemas que gerem todo o circuito de um rastreio populacional, neste momento disponível para o rastreio do cancro do colo do útero, cólon e reto, mama e da retinopatia diabética. Mais recentemente criaram um sistema de informação orientado para o controlo de objetivos orçamentais para hospitais e unidades locais de saúde. José Correia de Sousa explica que “a concorrência neste setor é muito forte, com empresas de elevada dimensão e capacidade financeira. Para isso foi fundamental a aposta na inovação e na criação de nichos de mercado que em alguns casos concorreram significativamente para a ampliação do próprio mercado” .

Para além de Portugal a conquista de novos mercados foi sempre um objetivo do Grupo First que se lançou nessa demanda em 2008 com a entrada em Espanha, através de uma rede de parceiros locais. Chegou depois ao Brasil, onde, “encontramos desde logo um grande potencial de negócio” , refere. A entrada na Polónia deu-se este ano. “Quando se chega a um mercado é muito importante perceber como ele funciona, as oportunidades que existem, a concorrência e o sistema fiscal e legal” , explica José Correia de Sousa. Após essa fase é fundamental definir produtos/clientes com que se inicia a abordagem e focar-se nas soluções que tenham mais hipóteses de ser bem-sucedidas. Conta que no caso da First foi importante o facto dos seus produtos já terem ganho maturidade em Portugal, o que minorou as dificuldades de entrada no estrangeiro.

A quem quer internacionalizar o seu negócio o empreendedor recomenda conhecer bem o mercado e apresentar mais-valias através de uma oferta consolidada. Acrescenta a esta receita a aposta em parceiros locais que conhecem o país e as melhores estratégias a serem aplicadas. “A capacidade e solidez financeira é também um aspeto fundamental, pois nem sempre o retorno é imediato” , aconselha. Ter capacidade de visão, inovação e muito rigor na gestão, são na opinião deste empreendedor os pontos-chave para se ser bem-sucedido num negócio. É preciso “ter boas ideias, mas mais importante do que isso é a capacidade de as colocar no terreno de forma continuada”, finaliza José Correia de Sousa.

BI EMPRESARIAL

Promotor:
José Correia de Sousa
Formação: Licenciado em matemática pela faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Área de atividade: Cria, desenvolve, implementa e suporta soluções de software especializado para a área da saúde
Data de criação: 2001
Empregos criados: 70 postos de trabalho, dos quais 62 estão em Portugal e 8 a nível internacional
Volume de faturação: Em 2010 a empresa teve uma faturação superior a 2,2 milhões de euros
Clientes: Tem como principais clientes o Ministério da saúde, as administrações regionais de saúde, unidades locais de saúde, centro hospitalares, centros de saúde e os principais grupos privados do setor.
Presença internacional: A First está atualmente presente em Espanha, Brasil e Polónia.
Perspetivas futuras: Apesar de em Portugal o cenário económico não se o mais otimista, ao longo dos últimos anos a First tem conseguido aumentar a sua base instalada, com alguma estabilidade nas receitas. Internacionalmente é onde a empresa quer crescer. Tem ótimas perspetivas de negócio no Brasil e Polónia e está analisar a entrada em novos mercados.



OUTRAS NOTÍCIAS
Os Licenciados MBA irão ter rendimentos superiores em 2012

Os Licenciados MBA irão ter rendimentos superiores em 2012


"74% das empresas estão a planear contratar licenciados MBA em 2012". Obter um MBA irá colocar à sua disposição as melhores oportunidades possíveis de aceder a cargos de topo e aumentar o seu salár...

Brasil, um destino de oportunidades

Brasil, um destino de oportunidades


O fenómeno da emigração portuguesa para o Brasil estagnou na década de 60, mas fruto do crescente dinamismo económico daquele país, são cada vez mais o...

O jovem líder dos códigos de barras no Brasil

O jovem líder dos códigos de barras no Brasil


Faz parte da nova geração de emigrantes altamente qualificados que abraçou uma carreira internacional e tem orgulho nisso. Bernardo Abecasis trocou a sua Lisboa, pela cidade de S&...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS