Notícias

Profissionais em competição

Portalegre acolhe o Campeonato Nacional das Profissões 2007
02.03.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A edição 2007 do Campeonato Nacional das Profissões já mexe. De 11 a 16 de Março, 130 jovens profissionais, oriundos de todo o país, representando 30 profissões, competirão entre si para mostrar a sua qualidade e técnica no desempenho das suas funções. As provas deste campeonato, organizado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), decorrerão nas oficinas do Centro de Formação Profissional do IEFP, em Portalegre. Os vencedores desta triagem nacional, representarão o país na final internacional deste concurso, agendada para Novembro em Shizuoka, no Japão.

Criado em 1947, com o objectivo de promover a qualificação profissional entre os jovens, o Campeonato das Profissões continua a reunir grandes adeptos entre os jovens com formação profissional em áreas como a cantaria, carpintaria, cabeleireiro, desenho industrial, electrónica industrial, jardinagem, joalharia, mecânica automóvel, tecnologias de informação, vitrinismo ou «web design», que figuram entre a lista de 30 profissões a concurso.

Segundo o IEFP, à semelhança dos anos anteriores, “pretende-se com este concurso atingir um conjunto alargado de objectivos, entre os quais figura a sensibilização dos indivíduos, famílias e entidades empregadoras para a relevância estratégica da formação profissional”. Além desta meta, outras se elegem como prioritárias para a organização do evento.

Fomentar o intercâmbio socioprofissional entre os jovens profissionais, técnicos de formação, centros de formação, escolas e outros agentes, é uma das metas a alcançar. A esta acresce ainda “a necessidade de desenvolver valores de competitividade, exigência e rigor profissionais, criatividade, autonomia e trabalho em equipa”, revela o IEFP.

Ao certame podem concorrer jovens entre os 17 e os 22 anos, cujas competências profissionais tenham sido adquiridas por via de formação profissional ou experiência em local de trabalho. Os apurados nesta fase nacional representarão o país na final internacional que ocorre no Japão, de 13 a 18 de Novembro. Na última edição deste concurso, que decorreu em 2005, em Helsínquia, Portugal esteve representado por 17 equipas concorrentes. Uma fasquia que a organização quer ver elevada com o desígnio de promover a importância da formação profissional e da qualificação.

Paralelamente às provas do Campeonato das Profissões, em Portalegre, vai decorrer uma experiência semelhante dirigida a jovens portadores de deficiência. Sob o lema ‘Todos pela inclusão', vão estar a concurso 25 jovens, distribuídos por cinco profissões: carpintaria/marcenaria, costura, cestaria, processamento de dados e pintura cerâmica.

O objectivo desta iniciativa, paralela ao campeonato das profissões, “é valorizar o estatuto social da formação e reabilitação profissionais, quer junto da população em geral quer dos empresários e empregadores”. Os participantes deste certame são portadores de deficiência, ainda em formação. A par deste concurso, haverá ainda espaço para uma mostra de ajudas técnicas e adaptações de postos de trabalho.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS