O objetivo é dar aos jovens estudantes um maior conhecimento sobre as opções profissionais disponíveis na sua área de estudo e as funções que poderão desempenhar no futuro, fortalecendo a ligação entre estudantes universitários e o mercado de trabalho. Foi ancorado neste propósito que nasceu o programa BEST Inside View, um evento anual organizado a nível nacional pelo BEST Lisboa, membro do BEST - Board of European Students of Technology (uma organização europeia de estudantes de tecnologia), que em Portugal soma parceiros como o Instituto Superior Técnico, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Universidade de Lisboa, entre outros. Guilherme Farinha, presidente do BEST Lisboa, fala em mais de 200 vagas na edição deste ano. As candidaturas dos estudantes decorrem até 20 de março.
São 53 as empresas e líderes que este ano estão dispostas a acolher e partilhar conhecimento com jovens estudantes. O número representa, segundo Guilherme Farinha, um aumento significativo face à edição do ano passado na qual colaboraram 24 empresas, abrangendo 220 estudantes. O modelo do BEST Inside View mantém-se fiel aos propósitos do programa e à sua estrutura inicial: durante um dia de trabalho os estudantes selecionados acompanharão um líder empresarial ou um profissional da sua área para conhecer as suas rotinas, oportunidades de carreira e exigências da função desempenhada. “A grande motivação do BEST Inside View é fortalecer a ligação entre os estudantes e o mercado de trabalho, através da partilha e troca de experiências entre ambos”, explica o presidente do BEST Lisboa.
Segundo o responsável, desde muito cedo o BEST Lisboa identificou a existência de uma lacuna entre as expectativas dos estudantes e a realidade do mercado de trabalho e foi esse gap que intensificou a necessidade de criação do programa. “Em conjunto com o Instituto Superior Técnico (IST), desenvolvemos um projeto inovador e bastante íntimo que já conta com quatro edições de sucesso, ao longo das quais participaram cerca de 800 estudantes”, realça Guilherme Farinha. O evento está dirigido a estudantes de tecnologia da Universidade de Lisboa e representa, segundo a organização, ganhos não só para os futuros profissionais como também para as empresas que os acolhem.
Para os primeiros, o BEST Inside View representa uma oportunidade de se dar a conhecer ao mercado e conhecer a realidade na área de trabalho que escolheram e as oportunidades que encerra. Para as empresas, é uma forma de identificar futuros talentos. Segundo o presidente do BEST Lisboa, “na última edição, 88% dos participantes reconheceram que a participação no BEST Inside View os ajudou a conhecer melhor a sua área de estudo”. A edição deste ano, cuja preparação já está em marcha e com as empresas participantes já identificadas, tem o seu arranque já a 17 de março, altura em que terá lugar no salão nobre do IST uma cerimónia aberta a qualquer estudante, onde a organização dará a conhecer o evento e as várias entidades envolvidas.
À apresentação, seguir-se-à uma sessão informal de networking entre os profissionais/empresas e os estudantes, incentivando o contacto e diálogo entre ambos. As inscrições para os alunos decorrem até 20 de março e após esta fase de identificação o BEST Lisboa fará o agendamento dos vários inside days (dias passados com o mentor em contexto de empresa), tendo em conta as preferências e disponibilidade de ambas as partes envolvidas. Tendo como base as edições passadas, Guilherme Farinha, espera nesta edição registar “mais de 300 candidaturas para mais de 200 vagas”.