Notícias

Prémaman Academy investe em Portugal

A marca especializada em puericultura Prémaman está a investir no mercado nacional e vai criar em Portugal um centro de excelência que formará profissionais do mundo inteiro. A Prémaman Academy arranca já este ano.
19.06.2008


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A qualificação é o primeiro dos aliados para a competitividade. As empresas sabem-no e não estão dispostas a deixar os conhecimentos técnicos e a competência dos seus colaboradores por mãos alheias. A multinacional belga Prémaman não é excepção e para dar resposta a esta necessidade decidiu criar em Portugal a Prémaman Academy, o primeiro centro de formação mundial da marca. A nova estrutura ficará implantada em Sintra — paredes-meias com a megastore da marca — e receberá a partir de Agosto profissionais de todo o mundo fazendo do país a escola internacional da marca ao nível da inovação, «know-how» e recursos humanos.

O objectivo da nova escola internacional é formar novos franchisados a nível mundial mas também dar formação complementar aos actuais franchisados e colaboradores da marca. Metas que, segundo Nuno Ferreira, Regional Manager da Prémaman para Portugal e Espanha, não se ficam por aqui. “A Prémaman tem lojas espalhadas por todo o mundo e tinha necessidade de criar um local centralizado para a formação a masters, franchisados e responsáveis de loja. Até aqui a formação era resolvida caso a caso, conforme a abertura da loja, o que não era o método mais eficaz, tendo em conta que a formação e a transmissão de conhecimento são dos pontos mais importantes que o franchising tem para oferecer”, explica o director.

Na nova estrutura a Prémaman investiu (na fase inicial) 300 mil euros, entre obras de adaptação à loja para possibilitar a recepção dos formandos, equipamento informático e audiovisual. A escolha de Portugal deve-se, como explica Nuno Ferreira, ao facto de ser um país que pela sua história e cultura tem facilidade em lidar com povos e culturas diferentes, sendo hospitaleiro, mas não só. Pesaram também na decisão as condições estruturais, geográficas e o facto de termos uma mão-de-obra competitiva em termos de qualidade e custo. A Prémaman tem em Portugal uma megastore de 800 metros quadrados no Sintra Retail Park e além disso está implantada num país com uma posição geográfica aliciante dada a sua centralidade.

Mas esta decisão encerra em si outro objectivo. “Trata-se de apostar num país que já teve um grande peso no universo Prémaman mas que, por várias razões o foi perdendo, pretendendo com este sinal dar um novo estímulo ao seu crescimento”, enfatiza Nuno Ferreira. Com efeito, a marca Prémaman teve há mais de uma década uma evolução muito significativa no mercado nacional chegando a atingir um número importante de lojas. “Posição essa que. por várias razões (nomeadamente ao nível da evolução comercial que o país viveu e declínio das lojas de rua) acabou por não conseguir manter”, lamenta o director adiantando que haverá um esforço da marca para recuperar terreno. Um esforço de resto visível neste investimento.

A Prémaman Academy servirá para centralizar e profissionalizar os serviços de formação da marca que estavam até aqui dispersos por vários departamentos e locais. Regra geral, a formação era feita em Bruxelas e organizada em função da disponibilidade das pessoas ligadas à referida área. A partir de agora “todos os responsáveis dos vários departamentos vão ser chamados a colaborar e supervisionar o módulo pelo qual o seu departamento é responsável, apesar de existir depois uma pessoa que terá a seu cargo todos os capítulos da formação”, explica Nuno Ferreira.

Na essência, a formação irá incluir três níveis: formação para masters que comprem a licença de utilização da franquia para determinado país; formação para o franchisado/proprietário da loja para que possa conhecer a marca e saber como gerir o seu negócio e formação para o responsável de loja, com uma componente mais técnica e de produto. Nuno Ferreira adianta que em alguns casos existiram módulos comuns nos vários níveis que abordarão sobretudo a informática, a logística, a organização e cultura da empresa, bem como o marketing, merchandising, produtos, vendas e gestão.

De salientar que “todos os masters, franchisados e responsáveis de loja terão um determinado número de horas obrigatórias de formação”. Mas, paralelamente a academia disponibilizará também formação facultativa para os que, ao longo da vida do contrato com a marca, quiserem reciclar os seus conhecimentos.

A Prémaman Academy quer crescer a um ritmo de 30 novas lojas por ano em Portugal e a formação tem de acompanhar este crescimento. A cada mês decorrerão duas acções de formação com seis participantes cada “para garantir a sua qualidade”, reforça o director que adianta ainda que a escola deverá arrancar com as formações à medida que dependerão das solicitações da rede. A marca emprega directamente 13 pessoas na sua estrutura própria, mas 30 nas lojas franchisadas em Portugal.

A empresa recrutará novos colaboradores em função do seu crescimento que se fará de norte a sul e Nuno Ferreira adianta que a meta é “encontrar investidores para, em conjunto connosco, abrir lojas e recrutar recursos humanos para operarem nessas lojas”. O perfil preferencial são colaboradores empreendedores, com sentido de responsabilidade e bom espírito de equipa. Em troca a marca assegura, segundo refere Nuno Ferreira, uma enorme margem de progressão na carreira e fortes oportunidades de formação.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS