Notícias

HP aposta no desenvolvimento

A multinacional pretende, com as acções de recponsabilidade social que dinamiza, contribuir para o incremento da educação e economia
27.06.2008


  PARTILHAR



Maribela Freitas

O fomento do empreendedorismo, o aumento da educação e o desenvolvimento de competências na área das tecnologias de informação (TI) são alguns dos objectivos que a HP Portugal visa atingir com os programas de responsabilidade social que desenvolve. Até agora, escolas secundárias, universidades, jovens licenciados e desempregados já beneficiaram com as acções desta multinacional.

O Get-IT-Graduate Entrepreneurship Training Through IT, que se dirige a jovens licenciados e desempregados entre os 16 e os 25 anos, é um dos projectos de responsabilidade social da HP, desenvolvido em parceria com a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI). A ideia é dar formação na área das TI e dinamizar os jovens com baixos recursos para a temática do empreendedorismo, ajudando-os a desenvolver competências nas TI. O programa possibilita a inserção no mercado de trabalho e a criação do próprio emprego. “Necessitamos de um Portugal mais empreendedor, e com esta acção estamos a ajudar a criar uma sociedade mais dinâmica nesta matéria”, explica Carlos Janicas, director-geral da HP Portugal. Para a sua implementação são criados centros Get-IT — equipados pela multinacional e implementados localmente pela FDTI — onde os jovens recebem a formação. A captação dos utentes — que até agora já atingiu 50 — é feita através das autarquias, associações empresariais e universidades. Existem dois centros, um em Castelo Branco e outro em Odivelas e está prevista a criação de cinco até ao final do ano.

Na área do empreendedorismo, a HP Portugal é um dos seis membros fundadores da Junior Achivement nacional, que visa implementar programas pedagógicos dinamizadores do empreendedorismo nas escolas.

Noutro âmbito, e só no ano passado, 82 universidades da região da Europa, Médio-Oriente e África (EMEA) concorreram ao programa HP Universities — Technology for Teaching Programme. Trata-se de um concurso internacional onde as universidades se propõem explorar novas formas de apoio ao ensino e pesquisa, nas áreas científicas e de engenharia. A subsidiária portuguesa desta multinacional apresentou quatro candidaturas — em conjunto com as universidades responsáveis — e o Instituto Superior Técnico e a Universidade do Minho estiveram entre as 13 candidaturas. “Somos capazes de inovar e concorrer ao mesmo nível que outros países europeus”, frisa Carlos Janicas. Este ano a Universidade de Évora foi a contemplada com um prémio que consiste em equipamentos informáticos e infra-estruturas tecnológicas.

Também para o ensino, mas desta vez dirigido às escolas básicas e secundárias, surge o projecto K12 – HP Educational Institutions Grant Initiative. Este é também um concurso internacional, mas com o objectivo de aproximar os jovens da tecnologia, contribuir para o aumento da motivação escolar e estimular o espírito de empreendedorismo.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS