Notícias

Portugal tem 57 professores no top mundial da inovação

Portugal tem 57 professores no top mundial da inovação

O ranking mundial da elite dos professores mais inovadores já é conhecido e Portugal continuar a somar nomes a esta lista. A tecnológica Microsoft tornou pública a edição 2016 do “Microsoft Innovative Educator Experts” que distingue anualmente a excelência dos docentes de todo o mundo e inovação das suas práticas de ensino. A presença de professores portugueses nesta lista cresceu cinco vezes em relação ao ano anterior.

06.02.2016 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



São já 57 os docentes portugueses a conseguir inscrever o seu nome da lista dos professores mais inovadores do mundo, agregada anualmente pela tecnológica Microsoft para distinguir a excelência e o mérito dos que colocam a inovação ao serviço do ensino. A mais recente edição do “Microsoft Innovative Educator Experts”, recentemente divulgada, soma 3700 professores em todo o mundo. Aos 57 professores portugueses listados, somam-se sete escolas portuguesas distinguidas pela organização pelo seu contributo para a modernização do sistema de ensino nacional.

Escola Global, Colégio Casa Mãe, Colégio João Paulo II, Colégio Monte Flor, Agrupamento de Escolas do Freixo, Colégio Pedro Arrupe, Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Cerveira, Escola Secundária Dom Manuel Martins e Agrupamento de Escolas Vale do Tamel, compõem a lista de nove escolas portuguesa que integram o ranking “Showcase Schools”, da edição 2016 do “Microsoft Innovative Educator Expers”. Algumas, como o Colégio Monte Flor (Carnaxide) e o Agrupamento de Escolas do Freixo (Ponte de Lima), integram a lista pelo terceiro ano consecutivo. Juntas, estas escolas e os 57 docentes que, a título individual, integram este ano a lista, contribuem para posicionar Portugal no top da inovação mundial do ensino.

Vânia Neto, diretora para a área da Educação da Microsoft Portugal, explica que “a valorização de práticas pedagógicas inovadoras alinhadas com as competências necessárias no século XXI e a utilização da tecnologia como ferramenta para estimular o desenvolvimento de competências e a criatividade dos alunos são motivo deste reconhecimento” que se reflete na entrada de mais 47 professores portugueses para este ranking, face ao ano anterior. Para a diretora, “a excelência dos docentes, das escolas e das suas práticas aliada ao enorme potencial da tecnologia e à sua utilização na educação têm contribuído para impulsionar uma nova dinâmica no ensino português”.

A lista de professores inovadores da Microsoft, disponível online, reconhece exatamente isso: a valorização das práticas pedagógicas pela via da inovação e da tecnologia no ensino, e a capacidade de docentes e instituições de ensino chamarem a tecnologia para as salas de aula, transformando-as em espaços dinâmicos e criativos, capazes de estimular o envolvimento dos alunos e o seu desempenho escolar. Vânia Neto acredita que nestas matérias, “Portugal pode liderar pelo exemplo e, através da tecnologia e da modernização das metodologias de ensino, contribuir ativamente para formar cidadãos mais capazes e melhor preparados para responder aos desafios de uma era cada vez mais global e abrangente".



OUTRAS NOTÍCIAS
Procurar engenheiros e atrair comerciais

Procurar engenheiros e atrair comerciais


O último inquérito às intenções de contratação das empresas em Portugal, divulgado na passada semana pela consultora de recrutamento Hays, reforç...

Qualificar os líderes do futuro

Qualificar os líderes do futuro


Alavancar a qualidade e a eficiência do funcionamento dos vários órgãos sociais das empresas, potenciando a melhoria contínua dos processos de Corporate Governance (g...

Millennials: o que eles querem das empresas

Millennials: o que eles querem das empresas


O principal desafio pode nem ser atraí-los para o negócio. É no objetivo de segurar os millennials na empresa que os líderes e diretores de Recursos Humanos enfrentam a &ld...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS