Notícias

Portugal na rota dos gurus

Portugal já entrou na rota dos gurus. O país viu surgir em Agosto a Guru‘s Agency, uma empresa que representa especialistas em várias áreas comportamentais e que tem como «target» o mercado das empresas que procuram aumentar resultados motivando os seus colaboradores
19.10.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
A moda dos gurus entrou em Portugal. São cada vez mais as organizações que recorrem a estes comunicadores para inspirarem as suas equipas de colaboradores e fomentarem a motivação e produtividade. A procura é tal que justificou a criação da ‘Guru's Agency', uma empresa do grupo de consultoria HighPlay que está no mercado desde Agosto e já assegurou presença em Angola. A meta é ajudar as empresas a alçançarem melhores resultados, pela via da partilha de conhecimentos e motivação e também, desmistificar o conceito associado ao guru como alguém intocável.

O conceito é simples e pretende dar resposta à crescente procura por parte das organizações portuguesas de especialistas em várias áreas comportamentais que através de palestras e «workshops» funcionem como fonte de inspiração rumo à produtividade e motivação dos colaboradores. O lema não podia ser mais claro: ‘pessoas que influenciam pessoas'.

Segundo Mário Henriques, mentor do projecto enquanto responsável pela High Play (grupo que tutela a ‘Guru‘s Agency'), “a agência surge numa estratégia de intervenção global junto das organizações nacionais com o objectivo de formar conhecimento ao mais alto nível, através da partilha de experiências com especialistas de várias áreas comportamentais e nacionalidades diversas”.

O responsável acredita que o interesse das empresas portuguesas por estes «speakers» apresenta sinais grande de dinamismo e tem ainda muito por onde crescer. “As empresas nacionais recorrem a gurus para motivar os seus colaboradores há algum tempo, mas faziam-no essencialmente de três formas: através de um contacto directo com o guru; através de agências internacionais (tratando-se de um orador estrangeiro) ou recorrendo às empresas ou instituições de ensino onde estes especialistas desempenham funções”. Uma forma de actuação que Mário Henriques acredita ser agora mais fácil, com a criação desta agência que centralizará vários especialistas numa rede que excede as fronteiras nacionais.

Mais fácil e mais eficaz. Pelo menos é essa a opinião de Gilda Mendes, que lidera os destinos da nova agência. Isto porque a ‘Guru's', estando vocacionada para melhorar a «performance» das pessoas e das organizações, não restringe a sua intervenção a fazer a ponte entre as empresas e o especialista. O nosso trabalho começa por perceber quais são os objectivos e as preocupações da empresa e a partir daí traçamos um plano de intervenção e encontramos as melhores pessoas para trabalhar com aquelas equipas de colaboradores e ajudar a organização a alcançar as suas metas”, explica Gilda Mendes reforçando a ideia de que “este é um trabalho continuo de acompanhamento”.

No mercado desde Agosto, a ‘Guru's' tem neste momento agenciados 9 «speakers» nacionais e estrangeiros, entre os quais se destacam Angelo Kinicki, Carlos Manhanelli, José Maria Buceta, Márcio Miranda, Nicolas Boothman, José Bancaleiro, João Carlos Martins ou Pedro Pacheco. Contudo, a ‘Guru's' não trabalha apenas com estes especialistas. A agência tem carteira de ‘guru's' — em várias áreas desde a comunicação, passando pela estratégia, liderança, vendas, comercial, música, desporto até às artes — que não são exclusivamente agenciados por si mas aos quais recorre em função das necessidades das empresas clientes.

Além destes especialistas a ‘Guru's Agency' tem também parcerias firmadas com agências internacionais que asseguram o intercâmbio de especialistas com Portugal. Uma vertente que para Gilda Mendes é também muito importante já que “permite colocar os especialistas portugueses a actuar num mercado internacional, pois ao abrigo dessas parcerias as empresas estrangeiras solicitam também a presença dos nossos oradores”.

A líder deste projecto acredita que a agência vai permitir ao país dar um passo em frente em matéria de competitividade. Isto porque, há muito que no estrangeiro o poder dos gurus enquanto fontes inspiracionais e motivacionais é reconhecido e são muitas as agências a actuarem nesta área. Por cá, a ‘Guru's Agency' actua maioritariamente junto de empresas, mas o grande público é um «target» que não fica de fora, uma vez que a agência organiza seminários, palestras, conferências e «workshops» direccionados ou através de trabalho com equipas em reuniões internas de empresas.

Consciente de que este é um mercado ainda a desbravar por cá, a recém-nascida agência já e coloca metas bem definidas: continuar a alargar a carteira de gurus com novos especialistas em várias áreas, internacionalizar e ajudar a desmistificar o conceito de que o guru é alguém intocável e apresentá-lo ao mercado como uma pessoa igual a tantas outras com grande conhecimento e vocação para o partilhar com resultados práticos no sucesso de uma empresa”, enfatiza Gilda Mendes.

Entre as inúmeras vantagens de solicitar um guru para a sua empresa está o facto de, por exemplo, alguém externo conseguir ter sempre um olhar mais crítico sobre a realidade, sugerir soluções eficazes e apontar novos caminhos para melhores resultados. Mas além disso, estes elementos (pela sua capacidade de liderança e comunicação) podem ser uma importante fonte de inspiração e mobilização.

Para já, a ‘Guru's' tem já acções preparadas em Angola e no Brasil e prepara-se para firmar uma parceria com o ‘Disney Institute', na Flórida, que “tem em vista trazer a Portugal, através da ‘Guru's' especialistas daquela organização, em várias áreas, com o objectivo de partilhar com as nossas empresas as melhores práticas de gestão. liderança, «marketing», serviço ao cliente e espírito de lealdade entre colaboradores e clientes”, adianta Mário Henriques.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


COMPRADOR - INDIRECTOS

Michael Page Portugal

CONSULTOR DE INCENTIVOS FINANCEIROS

Michael Page Portugal

CONTABILISTA CERTIFICADO

Spring Professional Portugal