Notícias

Portugal ensina Europa a gerir

A Multi Mall Managment criou em Portugal uma ‘Business School’ interna que exportará para a Europa o conhecimento dos gestores nacionais na área da gestão de centros comerciais. Em cinco anos, esta escola deverá formar cerca de 600 quadros
29.11.2007


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Aplicar em toda a Europa, nos centros comerciais geridos pela Multi Mall Management, os modelos de gestão consolidados em Portugal é o objectivo da nova nova Business School criada pelo grupo. Até à data já foram formados 48 quadros, mas a meta é alcançar os 600 num período de cinco anos. «Willing to Share» é o lema desta escola de excelência que formará em Portugal os quadros europeus de gestão do universo Multi Development. Um projecto ambicioso que visa criar internamente, em todos os países onde está presente, uma plataforma global de gestão e assegurar um recrutamento certeiro que sustente os desafios futuros deste grupo internacional.

Portugal tem história e conhecimento para partilhar em matéria de gestão de centros comerciais. Essa é a convicção de Matias Lopes, o «managing director» da Multi Mall Management Portugal e foi com base nesta ideia que decidiu materializar a criação, a partir de Portugal, de uma escola de negócios interna que formasse os quadros de gestão do grupo Multi. “Quando fiquei responsável por transportar a plataforma de gestão de centros comerciais para todos os países da Europa onde o grupo tinha centros, percebi que existiam diferenças de entendimento daquilo que é a nossa plataforma global de gestão e geração de emprego que havia a necessidade de uniformizar estas práticas num modelo transversal a todos os países. É aí que nasce a Business School”, explica o responsável.

Criada com a meta de levar as melhores práticas de gestão de centros comerciais testadas em solo nacional aos 19 países onde a Multi Mall Management está presente, esta escola de gestão interna assenta, segundo o líder da Multi “no conhecimento acumulado ao longo de uma década pelos nossos gestores nacionais”. De acordo com Matias Lopes “são estes profissionais que vão agora dar continuidade, de forma sistematizada, aos princípios de partilha que sempre nortearam a actuação da Multi Mall Management Portugal, transmitindo os seus conhecimentos aos colegas europeus e contribuindo para a excelência dos serviços do grupo Multi Corporation no mundo”.

Uma missão que para Matias Lopes ganha particular importância tendo em conta que “neste momento, a Multi está a construir em 75 pontos da Europa e cada uma dessa unidades necessitará de passar por esta escola para ter formação antes de abrir ao público”. O responsável acredita que o contínuo sucesso e a expansão da Multi passam por uma aposta constante na acreditação e qualificação profissional dos seus quadros e na uniformização à escala global das práticas de gestão que Portugal tem vindo a implementar com bons resultados.

Sem negar a elevada responsabilidade desta missão, o mentor da Business School acredita que “não bastava trazer cá quadros internacionais do grupo para receber formação porque quando regressassem aos seus países a realidade seria diferente e a aplicação célere das técnicas e directivas depende claramente de um acompanhamento mais estruturado e contínuo”.

Liderada por Tiago Gonçalves, a Business School tem um plano de acção bem definido e exigente. O projecto reflectirá as mais recentes e relevantes tendências na área da gestão, nomeadamente através da participação de especialistas internacionais em conferências e «workshops». Na verdade, o arranque da escola foi marcado pela realização do ‘Primeiro Encontro de Marketing', a 1 e 2 de Outubro. Mas as restantes actividades da escola arrancarão no início do próximo ano.

Segundo Tiago Gonçalves “a Business School está dividida em três grande áreas de intervenção : passar o conhecimento acumulado nas boas práticas para os restantes países da Europa de forma a nivelarmos os conhecimentos na nossa prática de gestão; a organização de conferências e «workshops» e acrescentar valor ao universo Multi através de acções de formação e especialização crescente”. A primeira destas três áreas é para o jovem gestor a que constitui o maior desafio.

Para materializar esta transmissão de conhecimento a Business School apostará nas formações internas (em grupo ou individuais) em áreas capitais como o «marketing», o financeiro, as operações e a direcção geral. “Trata-se de cursos de formação de uma semana, leccionados por formadores seniores da empresa que se encontram já acreditados com o CAP de formadores para passar o nosso conhecimento a outros países”, explica Tiago Gonçalves.

Paralelamente a esta formação que, esclarece o responsável pela escola, “nesta fase é dada por especialistas portugueses mas que poderá no futuro vir a ser incrementada com estrangeiros”, o plano de actividades da nova estrutura Multi prevê ainda a organização de duas conferências e «workshops» anuais sobre temáticas determinantes para o negócio com palestrantes nacionais e estrangeiros.

Não obstante a importância global de todas as actividades da escola, o enfoque principal irá para as formações internas das equipas de gestão, possibilitando tansmitir de forma pragmática aos formandos a filosofia e cultura da empresa, bem como as melhores práticas de gestão nos três principais sectores de intervenção: operações, «marketing» e financeiro.

Por Portugal passarão quadros Multi provenientes da Holanda, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, França, Itália, Espanha, Eslovénia, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Croácia, Polónia, Roménia, Bulgária, Hungria, Grécia, Ucrânia e Turquia. A meta é apostar de forma activa na qualificação de quadros, na especialização e na partilha de conhecimentos rumo à excelência. Uma área em que Portugal está bem qualificado nos «rankings» europeus levando mesmo Matias Lopes a referir que “o que fazemos em Portugal ao nível da excelência de serviços não é comparável com outros países”. O líder assume como objectivo número um desta escola “fazer da Multi uma das melhores empresas de gestão em termos de boas práticas”.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS