Cátia Mateus
A Agência DNA Cascais acaba de criar no seu sítio «online» o Banco de Ideias de Cascais. O objectivo é estreitar a ligação entre os empreendedores do concelho e potenciais investidores que queiram ‘apadrinhar' a transformação das ideias em novos negócios.
A partir de www.dnacascais.pt passará a ser possível aos investidores acederem a uma base de dados de ideias para novos negócios à espera de capital financeiro para se concretizarem. Segundo o regulamento da Agência DNA Cascais, que promove a iniciativa, o objectivo é potenciar parcerias entre empreendedores e financiadores, evitando que se percam e fiquem por concretizar ideias de negócio originais, inovadoras e diferenciadoras. A promotora da iniciativa esclarece que estas ideias terão obrigatoriamente de ter sede no concelho e a preferência vai para as áreas do ambiente, energia, turismo e saúde.
Carlos Carreiras, vice-presidente da autarquia e responsável pelas agências municipais da Câmara Municipal de Cascais, prefere não traçar perspectivas em matéria de resultados esperados para o projecto, mas confessa que “é uma iniciativa ambiciosa, inserida no espírito empreendedor e de promoção do empreendedorismo da DNA”.
“Estamos a tratar de projectos inovadores, sublinha o responsável, que enfatiza: “Foram já ultrapassados os objectivos ambiciosos que tínhamos quando lançámos a DNA, por isso não temos neste momento grande diferencial para prever resultados”. Aquando da sua criação, a agência DNA Cascais pretendia gerar três empresas por trimestre, tendo ao final de um ano e meio de existência apoiado a criação de 32 novos negócios.
Números que falam por si e levam Carlos Carreiras a salientar que “quem tem competências para ter uma boa ideia não tem de ser a pessoa mais capacitada para a materializar em termos financeiros, de gestão ou outros, daí a criação desta ferramenta”.
Para constar nesta Bolsa de Ideias, o empreendedor deverá inscrever-se «online» e no «site» passará a constar (apenas se o autor da ideia assim o desejar) uma versão resumida da sua ideia. Os projectos inscritos serão divulgados pela agência junto dos gestores que integram a Bolsa de Interin Managment de Cascais e do Clube de Cascais, onde constam «business angels» em busca de negócios inovadores e com retorno assegurado para investir o seu capital