Notícias

Peixe ao domicílio

Miguel Zegre e Manuel Cardoso criaram uma empresa que vende peixe pela Internet
05.05.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus
Prenúncio de uma sociedade cada vez mais exigente e com necessidades de personalização, os «negócios ao domicílio» estão a crescer. O investimento inicial é, quase sempre reduzido, e o grande segredo é saber exactamente o que o cliente quer e oferecer-lho com elevados padrões de qualidade. Miguel Zegre e Manuel Cardoso renderam-se ao «boom» dos serviços de proximidade e lançaram em Janeiro deste ano um inovador conceito de venda de peixe. Com a empresa Peixe Fresco, os dois empreendedores colocam o pescado directamente da lota na casa dos clientes. Não tem de se deslocar, basta encomendar pela Internet, email ou telefone e esperar que a campainha toque na sua casa.


Na criação da empresa investiram apenas cinco mil euros, aplicados no aluguer de um armazém, em material para a preparação do peixe e na aquisição de uma carrinha para as entregas em «leasing». Na verdade, a grande maioria dos negócios ao domicílio pouco mais necessitam do que isto. E apesar de estarem no mercado há poucos meses, os responsáveis da Peixe Fresco estimam, aos dados actuais, uma facturação anual na ordem dos 50 mil euros para o primeiro ano de actividade.

Miguel Zegre tem 30 anos e é licenciado em informática. Manuel Cardoso tem 37 e há 20 anos que está ligado à área da pesca. É armador e possui diversos cursos nacionais e internacionais nesta matéria. Naturais de Sesimbra e habituados a ter ao dispor peixe fresco, os empreendedores decidiram aliar a área de formação de cada um e criarem um negócio que respondesse a uma necessidade do mercado. «A Peixe Fresco comercializa a retalho peixe, através de canais indirectos como a Internet (em www.peixefresco.com.pt), o email e o telefone», explica Miguel Zegre.

A empresa recebe, durante seis dias da semana, encomendas de peixe fresco através destes canais e ao sétimo dia os empreendedores vão adquirir junto dos pescadores os produtos encomendados. Após a sua preparação, o peixe é entregue na casa do cliente. Para já, explica Manuel Cardoso, «operamos nos concelhos de Sesimbra, Seixal, Almada, Lisboa e Oeiras».

Mas as perspectivas futuras dos empresários vão mais longe. Miguel Zegre e Manuel Cardoso querem alargar o negócio à região do Porto e, quem sabe, até Espanha. É que, segundo dizem, «este negócio surgiu por considerarmos que nas grandes cidades é mais difícil ter acesso a produtos frescos de alta qualidade». Mas para que esta expansão se faça, terão de fortalecer a estrutura da empresa. É que até à data ambos mantêm a sua actividade profissional fora da empresa.

Os principais clientes da empresa são particulares e a adesão tem sido tal que os empresários pensam já em novos investimentos e alargar a oferta de produtos. Os mariscos e peixes de viveiro podem vir a fazer parte da lista de ofertas da Peixe Fresco, a médio prazo. Até porque, «a inovação é a chave do sucesso», defendem os empreendedores que garantem que nestes negócios é fundamental a capacidade de perceber o que é que o cliente necessita e ir ao encontro dessas vontades com um padrão de qualidade muito elevado.

Os negócios ao domicílio têm como principal veículo publicitário os clientes satisfeitos e o passa-palavra, pelo que a qualidade é o ponto-chave do sucesso e da fidelização. Entre as principais dificuldades inerentes à criação deste negócio, a burocracia lidera a par com «a falta de comunicação de alguns organismos públicos que nos fez ter gastos em duplicado e desnecessários», revelam. E embora confessem que por se tratar de um conceito novo, criado de raiz, o processo de criação da empresa demorou um pouco mais, Miguel Zegre e Manuel Cardoso estão certos de que o negócio tem potencial e a sua expansão far-se-á «sem espinhas».

BI EMPRESARIAL

Nome: Fixe em Casa, lda Promotores: Miguel Zegre (30 anos) e Manuel Cardoso (37 anos)
Data da criação: Novembro de 2005
Área de actividade: Comércio a retalho de peixe fresco, através de canais indirectos (Internet, email, telefone)
Investimento inicial: cinco mil euros
Público-alvo: clientes particulares
Sito na Net: www.peixefresco.com.pt
Lema: Directamente do pescador para a sua casa, com garantia de qualidade e total comodidade





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS