Notícias

Optimus recruta o seguidor mais criativo no Facebook

Optimus recruta o seguidor mais criativo no Facebook

A equipa da Optimus vai ser reforçada com o fã mais criativo da marca no Facebook
05.08.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



Já ninguém duvida do poder das redes sociais enquanto mobilizadores das massas, mas algumas empresas estão a investir forte para tirar o melhor partido deste imenso potencial. A Optimus é disso um exemplo. A empresa quer potenciar o diálogo com os seus seguidores de forma continua e quer até recrutar o mais criativo dos seus fãs via Facebook. A aplicação Eureka, já está disponível na página da empresa naquela rede social desde 21 de julho e Hugo Figueiredo, Diretor de Marketing Central da Optimus, garante que a iniciativa tem sido um sucesso. Após uma semana de funcionamento a aplicação já registava mais de quatro mil utilizadores e quase 100 ideias ou sugestões. Daqui sairá o próximo colaborador da Optimus. Assente num conceito de crowdsourcing que fomenta a compilação e construção de conhecimento coletivo, a plataforma Eureka que a Optimus acaba de lançar no Facebook privilegia a interação fã/marca atribuindo especial importância aos comentários gerados pelos seguidores. Segundo Hugo Figueiredo, “com a proliferação de canais e plataformas que permitem às pessoas, empresas e à própria tecnologia dialogarem de uma forma mais próxima, útil e instantânea, tornou-se claro que a partir desta interação era possível criar e armazenar informação, colocando-a em circulação e contribuindo para a construção do conhecimento coletivo em diferentes áreas”. O especialista acrescenta que foi este o espírito que norteou a criação da Eureka. Atualmente a Optimus conta com mais de 270 mil seguidores no Facebook que terão ao seu dispor uma plataforma privilegiada para interagir com a marca. “Numa primeira fase, a Optimus lançará questões para debate, onde os utilizadores poderão exprimir a sua opinião através de comentários, imagens ou vídeos, podendo ainda interagir entre si, comentar e avaliar as respostas de outros utilizadores”, explica o Diretor de Marketing, reconhecendo o imenso potencial que isto representa para a marca. A ideia da Optimus é analizar posteriormente todas as respostas aos desafios lançados e selecionar o seguidor com as opiniões mais criativas e estruturadas, dando-lhe a oportunidade de as implementar dentro da Optimus, em conjunto com as várias equipas da empresa. Sem quaisquer dúvidas de que “os comentários e feedback recolhidos vão conter sugestões interessantes e pertinentes que permitirão melhorar a oferta de produtos e serviços da Optimus e, consequentemente, a satisfação dos clientes”, Hugo Figueiredo acredita que esta é uma forma de recrutamento fantástica. No universo Optimus em Portugal trabalham 1200 colaboradores. Uma equipa jovem que está em crescimento. “Neste momento estamos na fase final de recrutamento para o nosso programa de estágios - Start@Optimus - cujo objetivo é recrutar cerca de 50 recém-licenciados, repartidos entre Lisboa e o Porto, nas mais diversas áreas de formação, desde a Engenharia de Telecomunicações à Informática, Gestão de Empresas, Economia e Engenharia Industrial”, esclarece Hugo Figueiredo acrescentando que “este programa permite-nos desenvolver as melhores pessoas para aempresa e um início de carreira desafiante para estes jovens”. O mesmo que deverá acontecer com o fã selecionado através do Eureka. O responsável da Optimus explica que o recrutamento não é o principal objetivo da nova plataforma, mas a iniciativa tem boas hipóteses de se repetir no futuro. “O recrutamento tradicional continua a ser o canal preferencial, mas procuramos complementá-lo com outros canais que sejam inovadores e originais”, revela Hugo Figueiredo que explica que nesta fase será apenas selecionado um candidato, o que não invalida que a empresa contrate mais pessoas, dependendo da qualidade dos candidatos e das oportunidades que forem surgindo na Optimus. Hugo Figueiredo explica ainda que “qualquer um dos fãs poderá ser o escolhido desde que responda às perguntas que serão colocadas no Eureka e submeta ideias válidas que aportem valor à marca”. Depois da avaliação das participações será feita a seleção dos melhores candidatos, processo a que se segue a habitual entrevista presencial. “Para além do forte sentido crítico e conhecimento dos produtos e serviços da empresa, o candidato deverá possuir licenciatura em Gestão, Economia ou Engenharia, bons conhecimentos de tecnologias de informação, orientação para resultados, dinamismo e proatividade, capacidade de comunicação e conhecimentos de marketing”, competências que norteiam o recrutamento na Optimus.


OUTRAS NOTÍCIAS

"As experiências por que passamos formam-nos"


Aos 36 anos de idade Victor Sebastião é responsável pelos recursos humanos da Servilusa, uma empresa do ramo funerário. Antes de chegar aqui passou por diversas experi&ecir...

Novos cursos em medicina dentária

Novos cursos em medicina dentária


A Nobel Biocare Portugal acaba de implementar no mercado um programa de formação contínua em medicina dentária, em áreas da dentisteria estética e restauração. O novo currículo inclui quatro component...

Maior sociedade de advogados do mundo aposta em Portugal

Maior sociedade de advogados do mundo aposta em Portugal


Ao ExpressoEmprego, Juán Picón, administrador da sociedade, fala de que fibra são feitos os advogados da geração pós-crise. É considerada a maior sociedade de advogados do mundo tendo no seu portfó...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS