Optimus recruta o seguidor mais criativo no Facebook
A equipa da Optimus vai ser reforçada com o fã mais criativo da marca no Facebook
05.08.2011 | Por Cátia Mateus
PARTILHAR
Já ninguém duvida do poder das redes sociais enquanto mobilizadores das massas, mas algumas empresas estão a investir forte para tirar o melhor partido deste imenso potencial. A Optimus é disso um exemplo. A empresa quer potenciar o diálogo com os seus seguidores de forma continua e quer até recrutar o mais criativo dos seus fãs via Facebook. A aplicação Eureka, já está disponível na página da empresa naquela rede social desde 21 de julho e Hugo Figueiredo, Diretor de Marketing Central da Optimus, garante que a iniciativa tem sido um sucesso. Após uma semana de funcionamento a aplicação já registava mais de quatro mil utilizadores e quase 100 ideias ou sugestões. Daqui sairá o próximo colaborador da Optimus.
Assente num conceito de crowdsourcing que fomenta a compilação e construção de conhecimento coletivo, a plataforma Eureka que a Optimus acaba de lançar no Facebook privilegia a interação fã/marca atribuindo especial importância aos comentários gerados pelos seguidores. Segundo Hugo Figueiredo, “com a proliferação de canais e plataformas que permitem às pessoas, empresas e à própria tecnologia dialogarem de uma forma mais próxima, útil e instantânea, tornou-se claro que a partir desta interação era possível criar e armazenar informação, colocando-a em circulação e contribuindo para a construção do conhecimento coletivo em diferentes áreas”. O especialista acrescenta que foi este o espírito que norteou a criação da Eureka.
Atualmente a Optimus conta com mais de 270 mil seguidores no Facebook que terão ao seu dispor uma plataforma privilegiada para interagir com a marca. “Numa primeira fase, a Optimus lançará questões para debate, onde os utilizadores poderão exprimir a sua opinião através de comentários, imagens ou vídeos, podendo ainda interagir entre si, comentar e avaliar as respostas de outros utilizadores”, explica o Diretor de Marketing, reconhecendo o imenso potencial que isto representa para a marca.
A ideia da Optimus é analizar posteriormente todas as respostas aos desafios lançados e selecionar o seguidor com as opiniões mais criativas e estruturadas, dando-lhe a oportunidade de as implementar dentro da Optimus, em conjunto com as várias equipas da empresa.
Sem quaisquer dúvidas de que “os comentários e feedback recolhidos vão conter sugestões interessantes e pertinentes que permitirão melhorar a oferta de produtos e serviços da Optimus e, consequentemente, a satisfação dos clientes”, Hugo Figueiredo acredita que esta é uma forma de recrutamento fantástica.
No universo Optimus em Portugal trabalham 1200 colaboradores. Uma equipa jovem que está em crescimento. “Neste momento estamos na fase final de recrutamento para o nosso programa de estágios - Start@Optimus - cujo objetivo é recrutar cerca de 50 recém-licenciados, repartidos entre Lisboa e o Porto, nas mais diversas áreas de formação, desde a Engenharia de Telecomunicações à Informática, Gestão de Empresas, Economia e Engenharia Industrial”, esclarece Hugo Figueiredo acrescentando que “este programa permite-nos desenvolver as melhores pessoas para aempresa e um início de carreira desafiante para estes jovens”. O mesmo que deverá acontecer com o fã selecionado através do Eureka.
O responsável da Optimus explica que o recrutamento não é o principal objetivo da nova plataforma, mas a iniciativa tem boas hipóteses de se repetir no futuro. “O recrutamento tradicional continua a ser o canal preferencial, mas procuramos complementá-lo com outros canais que sejam inovadores e originais”, revela Hugo Figueiredo que explica que nesta fase será apenas selecionado um candidato, o que não invalida que a empresa contrate mais pessoas, dependendo da qualidade dos candidatos e das oportunidades que forem surgindo na Optimus. Hugo Figueiredo explica ainda que “qualquer um dos fãs poderá ser o escolhido desde que responda às perguntas que serão colocadas no Eureka e submeta ideias válidas que aportem valor à marca”.
Depois da avaliação das participações será feita a seleção dos melhores candidatos, processo a que se segue a habitual entrevista presencial. “Para além do forte sentido crítico e conhecimento dos produtos e serviços da empresa, o candidato deverá possuir licenciatura em Gestão, Economia ou Engenharia, bons conhecimentos de tecnologias de informação, orientação para resultados, dinamismo e proatividade, capacidade de comunicação e conhecimentos de marketing”, competências que norteiam o recrutamento na Optimus.
OUTRAS NOTÍCIAS
Aos 36 anos de idade Victor Sebastião é responsável pelos recursos humanos da Servilusa, uma empresa do ramo funerário. Antes de chegar aqui passou por diversas experi&ecir...
A Nobel Biocare Portugal acaba de implementar no mercado um programa de formação contínua em medicina dentária, em áreas da dentisteria estética e restauração. O novo currículo inclui quatro component...
Ao ExpressoEmprego, Juán Picón, administrador da sociedade, fala de que fibra são feitos os advogados da geração pós-crise.
É considerada a maior sociedade de advogados do mundo tendo no seu portfó...
DEIXE O SEU COMENTÁRIO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ÚLTIMOS EMPREGOS
Grupo Egor
20.04.2024 |
| Referência: 2199171
A SynchroTech, recruta .NET Developer para uma empresa especializada no Desenvolvimento de software à medida e serviços de garantia de qualidade de software, para posição Remota;
FUNÇÃO
Projetar, desenvolver e manter aplicativos...
PARTILHAR
Grupo Egor
20.04.2024 | Lisboa
| Referência: 2196701
Estamos a recrutar Account Manager, para Multinacional líder em Tecnologias da Informação.
FUNÇÃO :
Apoiar a equipa de vendas de contas em várias tarefas, incluindo a criação e análise de Excel, apoiando a criação de otimizações ...
PARTILHAR
Grupo Egor
20.04.2024 | Oeiras
| Referência: 2196877
EMPRESA
Estabelecimento de Ensino Superior com projeção Internacional.
CANDIDATO
O candidato a admitir será responsável por:
Estabelecer e desenvolver relações com clientes corporativos;
Desenvolver propostas comerciais alinhada...
PARTILHAR
ÚLTIMAS FORMAÇÕES
APCER
19.04.2024|online
| Referência: 19044
Data da formação: 6 maio 2024
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR
APCER
19.04.2024|online
| Referência: 19043
Data da formação: 6 maio 2024
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR
APCER
01.04.2024|e-learning
| Referência: 19033
Data da formação: Todo o ano
Faça a sua inscrição aqui.
PARTILHAR