Notícias

O workshop da empregabilidade

O workshop da empregabilidade

Cerca de 100 os desempregados estão neste momento a receber uma formação que poderá ser o passaporte para um emprego no Holmes Place ou no Aki.
17.09.2010 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



As empresas estão cada vez mais empenhadas em apoiar causas sociais e deste modo retribuir à sociedade o que dela recolhem. A Ideias & Desafios não é excepção e tem neste momento em marcha um projecto que poderá canalizar para a empregabilidade cerca de 100 desempregados inscritos nos vários centros de emprego do país. A empresa está a promover desde o dia 17 e até ao dia 19 de setembro, no Sana Metropolitan Hotel, em Lisboa, um workshop gratuito na área comercial. A meta é fornecer aos participantes um conjunto de ferramentas que facilitem o seu acesso ao mercado de trabalho. Empresas como o AKI e o Holmes Place já se associaram ao projecto e irão analisar os currículos dos participantes para preencher vagas disponíveis.

José de Almeida, partner da Ideias & Desafios, explica que “este projecto resulta de um antigo sonho pessoal que consiste em ajudar pessoas que subitamente se confrontaram com uma situação de desemprego gerada pela conjuntura económica actual”. Trata-se de uma acção de responsabilidade social sustentada pela experiência da empresa na área da formação, mas também pela postura dos seus colaboradores enquanto seres humanos solidários com as dificuldades no mercado laboral”.
Assim, a Ideias & Desafios estruturou um workshop pensado para dotar os participantes de novas competências profissionais como forma a responder a uma situação de desemprego. A formação incide, sobretudo, em aspectos técnicos da área comercial e numa vertente comportamental, nomeadamente ao nível do treino motivacional que procurará ajudar os candidatos a ultrapassar a situação de desemprego e as dificuldades de reintegração.

Na verdade, a par com a elevada taxa de desemprego que afecta o país, José de Almeida afirma que “muitas empresas lamentam não encontrar bons profissionais para a área comercial”. Constatando esta dificuldade, a Ideias & Desafios delineou o seu projeto de responsabilidade social de acordo com as necessidades especificas dos seus parceiros que vêem desta forma facilitado o processo de procura de recursos humanos, com formação e conhecimentos nesta vertente.

A empresa realizou até à data três workshops que conduziram à colocação no mercado de cerca de 30% dos participantes, em menos de três meses. O sucesso da iniciativa levou a empresa a expandir o projeto. E se até aqui cada formação comportava apenas 15 formandos, o programa foi redesenhado e a iniciativa foi agora alargada a cem participantes por sessão. Totalmente custeado por fundos próprios da entidade organizadora, este projeto é exclusivo para pessoas desempregadas que procurem novas alternativas profissionais e é totalmente gratuito.



OUTRAS NOTÍCIAS
Bem-estar à la carte

Bem-estar à la carte


Há muito que a Albenture percebeu que o bem-estar dos trabalhadores é a base para o sucesso de qualquer empresa ou negócio. Foi com esta premissa que triunfou no mercado espanhol ...

Espanha (ainda) mais perto

Espanha (ainda) mais perto


Em quatro anos, o ensino do espanhol nas escolas públicas cresceu 400%. A conclusão provém da análise das mais recentes estatísticas do ministério da educa&cc...

Franchising cativa empreendedores

Franchising cativa empreendedores


A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) organiza, em parceria com a Teamvision Consultores em Franchising, as Jornadas do Empreendedorismo em Franchising. O evento cond...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO