Notícias

O que pode ver no Euroskills 2010

02.12.2010


  PARTILHAR



A Competição
A área reservada à competição é, naturalmente, ponto de paragem obrigatória para todos os que se dirigirem à Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. Aqui, jovens entre os 18 e os 25 anos de idade, com competências profissionais adquiridas por via da formação profissional, vão demonstrar a sua aptidão e talento profissional num leque diversificado de 51 profissões.
Dos ofícios mais tradicionais como o ferrador de cavalos, o sapateiro, o carpinteiro ou o jardineiro, até às profissões mais recentes e com forte componente tecnológica como as da instalação de sistemas informáticos, designer gráfico, robótica, mecatrónica industrial ou electrónica, são 486 os jovens de 27 países que vão estar a demonstrarem o que de melhor se faz na Europa em termos profissionais.
Ao todo, são nove mil horas de competição que decorrem diariamente num campeonato que para além de ter a missão de distinguir o talento profissional destes jovens, abraça também o desígnio de estimular os jovens para a obtenção de qualificação profissional, valorizar o estatuto da formação profissional como alternativa de sucesso para a inserção na vida activa, promover o aperfeiçoamento de técnicas e métodos de organização e execução pelas vias da qualidade, criatividade, autonomia e trabalho em equipa.

Try-a-Skill – Experimenta uma profissão!

Situada no Pavilhão 3, numa área de 2200 m2, esta é uma das zonas âncora do Eurskills 2010. Pensada para aproximar os jovens do mundo do trabalho e desmistificar alguns conceitos associados a determinadas profissões, a zona Try-a-Skill está exclusivamente vocacionada para a experimentação das profissões. Esta zona é da responsabilidade técnica e pedagógica dos Centros de Formação Profissional e aqui é possível manusear máquinas, ferramentas e experimentar a realização de uma actividade específica, relacionada com uma ou várias profissões a concurso ou em demonstração e aprender na prática coisas como criar uma peça de vestuário, manobrar um painel fotovoltaico ou até fazer instalação de ar condicionado.
Além desta zona Try-a-Skill , cada uma das profissões em competição terá uma área adjacente de try trade destinada a informação e experimentação por parte dos visitantes. A coordenação destes espaços está a cargo das empresas patrocinadoras que assumiram o seu acompanhamento técnico e pedagógico.

Euroskills Village
É o espaço de encontro por excelência dos formadores de toda a Europa. Aqui estão implantados os stands dos vários países representados na competição, dos parceiros institucionais e das empresas que apresentarão um vasto leque de informação e documentação que permitirá aos visitantes complementar o que viram com dados actualizados, nomeadamente ao nível da oferta formativa.

Parque da Ciência e Tecnologia
Situado em 2000 m2 do Pavilhão 1 da FIL, o Parque da Ciência e Tecnologia assume-se como uma área reservada às profissões ligadas à ciência e às novas tecnologias. Aqui os visitantes podem participar em demonstrações do impacto da Ciência e Tecnologia em profissões ligadas a áreas tão diversas como os têxteis, transportes, saúde, comunicação e media, como forma de mostrar a importância da inovação na renovação constante destas profissões.
Nesta zona, investigadores e instituições científicas vão interagir com o público, demonstrando aspectos essenciais da sua carreira e os visitantes são até convidados a realizar um teste às suas aptidões para uma profissão desta natureza.

Conferências e Seminários
O programa do Euroskills 2010 contempla ainda vários seminários, conferências e workshops, com vista a dar a possibilidade de actualização e alargamento de conhecimentos sobre a realidade existente nos diferentes sistemas de qualificação, programas relacionados com a mobilidade de formandos e formadores e a inovação tecnológica em diferentes profissões.



OUTRAS NOTÍCIAS
Quanto vale uma gestão emocional?

Quanto vale uma gestão emocional?


São as pessoas que fazem as empresas. A frase parece feita e hoje até já é dado adquirido entre os mais reputados gurus da gestão. Mas Xavier Rodriguéz-Mart&i...

Flexibilidade e mente aberta

Flexibilidade e mente aberta


Nick Cox é um observador privilegiado do que se passa no mercado de trabalho. Na Hays – uma multinacional especialista em recrutamento - há 28 anos, começou como consultor e atual...

Negociar na adversidade

Negociar na adversidade


O mercado de trabalho nacional está em ebulição. O desemprego atingiu números históricos e os cortes nos abonos de família, o aumento do IVA e do IRS criaram ...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS