Notícias

O portal do Empreendedorismo

09.06.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus

«A falta de formação pode comprometer o seu sucesso profissional». É o alerta da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) no momento que coloca na rede o portal «Empreendedorismo, formação e ensino». Ao centralizar neste espaço virtual toda a informação sobre empreendedorismo e a formação que disponibiliza, a instituição que faz bandeira da iniciativa como motor de expansão nacional, pretende contribuir para a dinamização do empresariado jovem e colmatar a falta de qualificação dos recursos humanos que aponta como factor responsável pelos baixos índices de produtividade registados pela economia nacional.

Em 2005, a ANJE realizou 218 acções de formação, envolvendo um total de 3270 formandos, em áreas tão diversas como a Formação para Formadores, Gestão da Inovação, Marketing, Gestão de Equipas, Internacionalização, Higiene e Segurança no Trabalho, Inteligência Emocional, entre outras. Acreditada como entidade formadora pelo Instituto para a Qualidade na Formação (IPQ), a ANJE é procurada não só por jovens com aspiração à vida empresarial e à criação de um negócio próprio, mas também por profissionais por conta de outrem que encaram como um trunfo de mercado a sua valorização profissional constante.

Razões mais do que suficientes para a instituição procure, num mesmo espaço (www.anje.pt/efe) dar resposta a ambos os perfis, agregando a vertente do empreendedorismo à da formação. Para Carlos Freitas, director de Empreendedorismo, Formação e Ensino da ANJE, «neste sítio é disponibilizada informação não só referente a actividades de apoio a jovens empreendedores (centrada na Academia de Empreendedores), como todas as acções desenvolvidas pela associação no capítulo da qualificação profissional e empresarial».

Este «dois em um» irá, para o responsável, facilitar a navegação dos cibernautas que procuram informação. É que para Carlos Freitas, «o empreendedorismo e a formação não são compartimentos estanques. Há um óbvio cruzamento de objectivos e interesses que torna pertinente a criação de uma única plataforma de conteúdos».

Segundo o responsável, «hoje, a actividade empresarial exige informação especializada, elevados índices de qualificação, cultura do risco e pensamento estratégico. Ora, ao agregar todos estes conteúdos, estamos a fornecer tudo isto, num só fórum virtual contribuindo para a orientação dos jovens empreendedores».

O novo portal, já disponível, tem um «layout» semelhante ao do sítio da ANJE e centra-se em quatro pilares fundamentais: Formação Empresarial; Formação em Empreendedorismo; Formação para Formadores e Academia de Empreendedores.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS