Notícias

Parkurbis aposta na medicina

O "Parkurbis Medical" vai incubar empresas de medicina
09.06.2006


  PARTILHAR



Cátia Mateus

O Parque da Ciência e Tecnologia da Covilhã — Parkurbis — vai investir 2,5 milhões de euros na criação do «Parkurbis Medical». A nova estrutura, que vai desenvolver-se com a colaboração do Medipolis de Oulu (Finlândia), entrará em funcionamento até 2007 e acolherá novos projectos empresariais ligados à área da medicina.

O número de empresas que o «Parkurbis Medical» vai acolher ainda não está definido. Mas para já Carlos Pinto, presidente do Parkurbis, fez saber que «numa primeira fase vamos dispor de 5000 metros quadrados de laboratórios e áreas empresariais». Segundo o responsável, «trata-se de aproveitar as condições excepcionais existentes na Covilhã, conjugando o Parque da Ciência e Tecnologia com a nova Faculdade de Medicina, servida por um corpo qualificado de investigadores».

Carlos Pinto refere que o projecto está ainda em fase de estudo, com base num primeiro esboço pedido ao director da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI). E acrescenta que «até ao final do ano penso que teremos condições para avançar no terreno com este novo espaço».

Uma ideia que Manuel Santos Silva, reitor da UBI, aplaude, reforçando que «a aposta na área da medicina faz todo o sentido tendo em conta o desenvolvimento da faculdade de Ciências da Saúde e a massa crítica desse ramos instalada na cidade».

Numa primeira fase, o projecto contará com um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros e as empresas a incubar vão juntar-se às cerca de 15 que já estão instaladas no Parkurbis.

Inaugurado em 2005, o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã tem como accionistas a Câmara Municipal da Covilhã, a Universidade da Beira Interior e a Portugal Telecom. A estas instituições junta-se o Parque Tecnológico de Oulu, na Finlândia, que através do Medipolis será parceiro do Parkurbis neste projecto.





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS