A paixão dos portugueses pela gastronomia e pela boa cozinha serviu de inspiração a um conjunto de três colegas do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) que não pensaram duas vezes e escolheram a via do empreendedorismo como carreira. Miguel Silva, Pedro Reis e Pedro Magalhães, decidiram em 2010 enfrentar a crise de frente e vencer a adversidade com o poder da iniciativa. Investiram cerca de 50 mil euros na criação do Mytable.pt, um portal de restaurantes onde é possível proceder a reservas em cerca de 100 restaurantes, usufruir de descontos e promoções especiais, acumular pontos e ainda aceder ao ranking dos melhores restaurantes do país .
O projecto surgiu em 2010 mas só no início deste ano que os três jovens empreendedores, todos licenciados em Informática e Gestão de Empresas, apresentaram a o público o Mytable. Para trás fica, como explicam , “um ano intenso de pesquisa tecnológica, para a criação de um portal intuitivo, rápido e simples de utilizar, de forma a poder corresponder totalmente às necessidades e gostos dos consumidores portugueses”. A ideia de criar a empresa surgiu após diversas sessões de brainstorming entre os empreendedores que possuíam o objetivo comum de criar um conceito inovador no mercado nacional, com potencial de crescimento e desenvolvimento.
Com um conceito que assenta na convergência entre os restaurantes, o computador e a internet, permitindo criar as condições essenciais para que os clientes utilizem de forma transparente e simples os serviços de reserva de mesa online, a equipa do Mytable desenvolveu uma plataforma dinâmica que agrega toda a informação sobre restaurantes nacionais que permite a qualquer utilizador reservar a sua mesa através da internet, sem qualquer custo associado e de forma tão simples que bastam apenas três cliques para reservar uma mesa no seu restaurante favorito.
Através do acesso ao portal www.mytable.pt , o utilizador pode consultar os vários restaurantes associados e proceder à sua reserva. No site, é possível também observar os comentários de outros clientes relativamente a quatro variáveis (qualidade da refeição, ambiente, serviço e preço), assim como o ranking dos melhores restaurantes – Mytable TOP 6 – que resulta de uma análise desses mesmos comentários. A plataforma disponibiliza ainda diversas vantagens como pacotes especiais, promoções ou descontos e a possibilidade de aderir ao sistema de pontos Mytable que permite trocar os pontos por cheques de desconto, refeições grátis ou experiências gastronómicas.
O Mytable emprega neste momento seis pessoas mas já estão previstas mais duas contratações. A curto prazo, a meta dos empreendedores é que esta plataforma consiga aumentar o número de restaurantes aderentes e se torne o principal portal de reservas online. “ Disponibilizar serviços adicionais e assegurar presença nos eventos gastronómicos de maior destaque em Portugal são outros pressupostos ”, garante a equipa.
Com um investimento inicial na ordem dos 50 mil euros, os três jovens empresários ainda não recuperaram o montante investido e esperam consegui-lo no final do primeiro trimestre de 2012. A diversificação da atividade para outras áreas não está colocada de lado, muito pelo contrário. “A expansão para outros segmentos poderá ser uma hipótese a muito curto prazo, mas numa lógica de serviços complementares ao processo de reservas online. De momento, o nosso core business passará essencialmente pela reserva online de restaurantes”, esclarecem.
Mas, os mentores deste projecto têm outros objectivos bem definidos para a plataforma. Depois de alargar a rede de restaurantes e assegurar presença nos principais eventos gastronómicos do país, o objectivo é a expansão nacional e, numa fase posterior, a internacionalização da marca para a América do Sul.
BI EMPRESARIAL:
Nome: Mytable
Sócios fundadores: Miguel Silva (29 anos), Pedro Reis (28 anos) e Pedro Magalhães (27 anos)
Formação: Todos licenciados em Informática e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Área de atividade: O mytable é um portal de reservas online de restaurantes que permite proceder a reservas em cerca de 100 restaurantes, usufruir de descontos e promoções especiais, acumular pontos e aceder ao top de restaurantes mais bem classificados pelos utilizadores.
Localidade: Lisboa
Ano de criação: Janeiro 2010
Empregos criados: Seis, mais dois que entrarão brevemente.
Investimento inicial: Aproximadamente 50 mil euros.
Público-alvo: Utilizadores regulares de internet dos 22 aos 55 anos que gostam de ir frequentemente jantar ou almoçar fora e experimentar novas experiências.
Conselhos: Efetuar uma análise rigorosa sobre a viabilidade do negócio, tendo em conta todas as variáveis existentes, selecionar de forma criteriosa os seus parceiros de negócio e, por último, constituir uma equipa que lhe garanta total confiança para enfrentar as dificuldades e desafios com que se irá deparar.
Estratégia de gestão: Crescimento sustentado, com base no rigor orçamental e na qualidade do serviço prestado aos clientes.
Sítio online: www.mytable.pt