Notícias

Escola de Verão para jovens médicos

Escola de Verão para jovens médicos

A edição 2011 da Summer School de Hipertensão já está em preparação.
26.05.2011 | Por Cátia Mateus


  PARTILHAR



A Sociedade Portuguesa de Hipertensão prepara-se para lançar a oitava edição do Summer School e Hiprtensão para jovens médicos. Depois do sucesso das edições anteriores, o curso regressa com a missão de formar os jovens médicos, internos ou especialistas, com interesse especial na clínica e na investigação da hipertensão arterial, nesta área.

A Pousada de Marvão será palco desta escola de verão que se realizará entre 21 e 25 de Setembro, tendo o inglês como língua oficial e contando com oradores de referência a nível mundial nas mais diferentes áreas relacionadas com a hipertensão, em especial na epidemologia, genética, farmacologia clínica e nefrologia.

Para Agostinho Monteiro, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e membro da comissão organizadora do Curso de Verão de Hipertensão, “o objetivo principal deste curso é permitir a formação de médicos na área da hipertensão arterial para que tragam mais-valias aos locais de trabalho e fomentar o interesse na investigação nesta área em todo o país, contribuindo para um maior sucesso no seu tratamento”.

Entre os formadores da edição 2011 desta escola de verão estão nomes como Joel Ménard, Albert Mimram, Xavier Jeunemaitre e Michel Azizi, destacados nomes no universo da medicina. À semelhança do que aconteceu na última edição, durante os cinco dias em que decorre, o curso receberá alunos de outros países. Polónia, França e Hungria estão já confirmadas, “ao abrigo de uma cooperação entre as sociedades científicas de cada um dos país, que tem vindo a estreitar cada vez mais os seus laços”, explica o porta-voz do evento.

Agostinho Monteiro esclarece ainda que “no último dia do curso, os formandos realizarão um exame final e o participante com melhor classificação receberá uma bolsa de estudo, com duração de três meses para participar num projeto de investigação na área da hipertensão arterial, a desenvolver no estrangeiro”.

Para 2013 está prevista a realização de uma nova Summer School de Hipertensão, organizada pela Sociedade Portugesa de Hipertensão e cuja coordenação ficará a cargo de Fernando Pinto, membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Hipertensão e da comissão organizadora do Curso de Verão de Hipertensão. O prestigiado curso vai acolher durante uma semana entre 50 e 70 jovens médicos de vários países e contará com vários especialistas europeus debatendo todas as facetas da Hipertensão arterial, desde as ciências básicas até à terapêutica, passando pela investigação bioquímica e molecular, pela epidemiologia e genética. Para o especialista “a partilha de conhecimentos com especialistas internacionais é uma oportunidade única e, um grupo de 24 médicos, motivados na área da hipertensão, permite a interactividade e espírito de discussão”.



OUTRAS NOTÍCIAS
Vencer o desemprego aos 50

Vencer o desemprego aos 50


No ano passado, a empresa de outplacement Transitar conseguiu recolocar no mercado 76% dos profissionais séniores que recorreram aos seus serviços, num universo de 200 pessoas. Um n&uacu...

90 mil euros para apoiar novos negócios

90 mil euros para apoiar novos negócios


A comunidade empresarial e a universitária são os públicos-alvo da edição 2011 dos prémios Entrepreneur e Essay Award que a Fundação Everis volt...


"A capacidade de análise e crítica é determinante"


Ingressou na Mars ainda não tinha concluído o curso de Gestão e estava longe de imaginar que um dia teria os destinos da gestão dos 91 colaboradores da empresa nas mã...



DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS