Notícias

Mercado Mundial de Educação em Lisboa

21.03.2003


  PARTILHAR




Ruben Eiras

VIVIANE Reding, comissária europeia responsável pela Educação e Cultura, estará presente na abertura do World Education Market (Mercado Mundial de Educação) 2003, que se realiza pela segunda vez consecutiva na capital portuguesa. O evento irá decorrer entre 21 e 23 de Maio, no Centro de Congressos de Lisboa (antiga FIL).






Outra das personalidades que intervirá no certame será Carl Dahman, perito em economia do conhecimento do Instituto do Banco Mundial, que dissertará sobre os quatro pilares que sustentam o sistema económico baseado no capital intelectual.

Os temas centrais deste ano focalizam-se nos novos ambientes de aprendizagem, a interligação entre os conteúdos, o contexto e as comunidades de ensino, as iniciativas de MBA em "e-learning" nos países em vias de desenvolvimento, o papel das cidades e regiões na educação a nível local e o estado do desenvolvimento de conteúdo digital.

Nesta última temática serão debatidos os factores de crescimento e de estrangulamento desta indústria, os modelos de retorno de investimento, os objectos de aprendizagem e a colaboração internacional.

O certame, na sua quarta edição, também contemplará um painel que analisará a evolução dos mercados de educação, europeu, americano e mundial.

Uma das inovações no Mercado Mundial de Educação deste ano é o aumento de sessões interactivas e de "networking". Em concreto, a "Ask the Experts" consiste em "workshops" interactivos que serão conduzidos por especialistas os quais fornecerão recomendações e "feedback" sobre estudos de "casp" seleccionados. Os temas a serem cobertos são os modelos de implementação de tecnologias de informação e comunicação para escolas de ensino primário e secundário, novos modelos de retorno de investimento para escolas e a encruzilhada das universidades.

As sessões "Meeting Like Minds" reunirão grupos profissionais com interesses comuns em debates rotativos. As temáticas a serem discutidas são a cooperação inter-universitária, a localização da cadeia de valor e a divulgação de projectos de Investigação&Desenvolvimento na área educacional e da formação.

A sessão "Governments advising governments" juntará representantes governamentais de vários países responsáveis pelo desenvolvimento das políticas de educação. A propriedade do conhecimento é o tema principal da agenda de 2003.

Elaine Legault, directora do Mercado Mundial de Educação, espera este ano ultrapassar o recorde obtido no ano passado em Lisboa, com 1947 participantes de 71 países. Mais informações em www.wemex.com.





 





DEIXE O SEU COMENTÁRIO





ÚLTIMOS EMPREGOS


ACCOUNTANT BANKING SECTOR-PSA BANK

Spring Professional Portugal

ARCHITECT / PROJECT MANAGER

Michael Page Portugal

ASSISTANT ACCOUNTING CONTROLLER

Spring Professional Portugal